Sediangany Mbimbi diz que uso de meios do Estado para campanha partidária de João Lourenço é “crime”

Compartilhe

O ex-presidente do PDP-ANA disse que “configura crime” o uso indevido e abusivo dos bens do Estado por parte de João Lourenço para benefício da sua  pré-campanha, como candidato do MPLA à Presidente da República nas Eleições Gerais agendadas para o próximo mês de Agosto.

Gonçalves Vieira

Em declarações à Rádio Angola o político do partido fundado pelo malogrado Nfulupinga Landu Victor, assassinado em Julho de 2004, por elementos até hoje não investigados pelas autoridades angolanas, disse que acompanha com muita “preocupação e tristeza” a movimentação da política nacional, pois no seu entendimento, o processo eleitoral em curso no país “não está a ser justo e transparente”.

Segundo Sediangany Mbimbi, o partido no poder usa a seu ver, os meios do Estado que são de todos os angolanos, para o “benefício” partidário à favor do seu candidato à Presidente da República, no pleito eleitoral de Agosto. “Em democracia, o uso excessivo e abusivo dos bens do Estado é um crime”, disse o político na oposição.

Na sua compreensão, sempre que o partido no poder faz deslocar o seu candidato nesta fase da pré-campanha eleitoral, o actual ministro da defesa João Lourenço, “movimenta parte do aparelho do Estado, particularmente os órgãos de comunicação social públicos”, facto que para ele “viola o princípio da igualdade”.

“Ele quando se desloca numa das províncias, não vai na condição de indicado à candidato do MPLA às eleições, mas desloca-se como ministro da defesa e movimenta o que é de todos os angolanos para beneficiar a sua pré-campanha”, acusou Sediangany Mbimbi.

“Sempre que sai, move todo o ministério da defesa, os bancos, a polícia nacional, o governo da província onde ele vai e tudo isso são bens do Estado; isso em democrácia isso é fraude e crime”, reiterou.

Quanto ao seu seu futuro político, Sediangany já admitiu publicamente enquanto analista residente de uma das  rádios na capital, de que não se revê na actual direcção do PDP-ANA liderada por Simão Makazu.

No entanto, questionado pela Rádio Angola sobre alegadas informações que lhe dão como certa a sua entrada na UNITA, Sediangany Mbimbi deixou tudo em aberto, tendo argumentado apenas que “só o futuro dirá” quanto a possibilidade de o seu nome figurar na lista de candidato à deputado à Assemble Nacional, nas Eleições Gerais de Agosto.

Acompanhe a breve entrevista que o político Sediangany Mbimbi concedeu à Rádio Angola:

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply