Salvador Freire diz que “riqueza de Isabel dos Santos provém do saque do erário público”

Compartilhe

O jurista Salvador Freire, questiona o enriquecimento da empresária angolana, Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Para o também advogado da Associação “Mãos Livres”, a riqueza da Isabel dos Santos que segundo a revista Forbes é a mulher mais rica de África, foi supostamente adquirida de forma ilícita do erário público.

Gonçalves Vieira

Com uma fortuna avaliada em 3,4 mil milhões de dólares, a Presidente do Conselho da Administração da petrolífera SONANGOL é 74.ª mulher mais poderosa do mundo e a única africana no top 100 das mais ricas do mundo, indica a revista Forbes.

Segundo o relatório mais recente da Forbes, datado deste mês, a presidente do conselho de administração da Sonangol conserva uma posição privilegiada no ranking das mais ricas do mundo: é a única africana no top 100 das fortunas e, a nível global, é a 74.ª mulher mais poderosa.

A classificação, que atribui à empresária um património de mais de 3 mil milhões de dólares, assenta num extenso portfólio de negócios, onde se incluem participações na portuguesa Galp Energia e na da também lusa NOS Telecomunicações.

A Revista norte americana Forbes, publicação especializada na avaliação de fortunas, aponta igualmente com vista o activos relevantes a UNITEL, a operadora de televisão ZAP, o banco BIC e a joalharia De Grisogono, que adquiriu o maior diamante encontrado na história de Angola.

Os dados indicam ainda que a fortuna da primogénita do antigo chefe de Estado José Eduardo dos Santos passou de 500 milhões de dólares em 2012 para 3,7 mil milhões de dólares dois anos mais tarde.

Entretanto, em declarações a Rádio Angola, o Jurista Salvador Freire, que põe em causa a fortuna milionária da empresária apela para uma investigação as contas de Isabel dos Santos dentro da promessa do Presidente da república, João Lourenço sobre o combate a corrupção.

“É um enriquecimento ilícito, porquanto, provém do erário público, que vem do saque que ocorreu no país, fundamentalmente nos ramos do diamante e petróleo durante o tempo em que o seu país esteve na gestão do país”, disse Salvador Freire.

Acompanhe aqui nesta página as declarações que o jurista Salvador Freire concedeu à Rádio Angola, em reacção à fortuna da empresária Isabel dos Santos: