S.O.S Osvaldo Caholo: Saúde do activista debilitado na Penitenciária de Calomboloca sem tratamento médico
Desde a passada quinta-feira, 11 de Setembro, CAHOLO encontra-se adoentado, e nem os advogados nem a família sabem ao certo que enfermidade ele está a sofrer.
As autoridades prisionais de Calomboloca negam-se a levá-lo a um posto de saúde, para devido acompanhamento médico. Simplesmente foi ouvido por uma enfermeira da cadeia, que sem qualquer análise clínica, decidiu passar uma receita que foi entregue a família, para comprar medicação contra a febre tifóide.
Neste momento, também foi cortado o telefonema a que ele tem direito às sextas-feiras e reduziram o tempo de visita para 15 minutos.
As condições sanitárias também são preocupantes. Desde que foi preso, não recebeu roupa alguma do estabelecimento prisional até ao momento, permanecendo por muito tempo com as mesmas peças de roupa, que a família conseguiu, com muita dificuldade entregar, pois aquela é uma cadeia de alta segurança, onde há muitas restrições.
Desde a semana passada, CAHOLO não toma banho, porque as autoridades carcerárias não lhe têm dado água para o efeito.
A situação do nosso irmão é preocupante: doente, sem acompanhamento médico, sem direito a banho, sem troca de roupa! Isto é inaceitável.
Não devemos deixar CAHOLO morrer nas mãos deste regime sanguinário, opressor e assassino.
CAHOLO não cometeu nenhum crime. Simplesmente tem dito a verdade que incomoda o regime instalado há 50 anos.
É hora de agirmos, senão, será tarde demais.

