RESTOS MORTAIS DE JONAS SAVIMBI JÁ EM POSSE DA FAMÍLIA E DA UNITA

Compartilhe

Os restos mortais do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, na localidade de Lucusse, província do Moxico, foram entregues formalmente à família e à direcção da Galo Negro ao meio da tarde desta sexta-feira, 31/05, no município do Andulo, província do Bié.

Rádio Angola, no Andulo

Depois do “irritante” entre a UNITA e o Governo quanto ao local em que, em princípio seria entregue a urna contendo às ossadas de Jonas Savimbi, a situação ficou viabilizada após o encontro que o presidente da UNITA, Isaías Samakuva manteve com o chefe de Estado João Lourenço.

A entrega formal foi feita pelo Inspector Geral da Saúde, Domingos Santos Oliveira, no Centro Cultural ¨Kaundy¨, no Andulo, em representação de Pedro Sebastião, ministro de Estado e chefe de Segurança do Presidente da República, tendo na ocasião assinalado o termo de entrega e da parte da família acusou a recepção da urna Cheya Savimbi, 46 anos, filho primogénito de Jonas  Savimbi, quanto pelo partido UNITA fez-se representar por Ernesto Mulato, membro da comissão.

O presidente da UNITA considerou que, com a recepção da urna, começa o processo de homenagem merecida e esperada há 17 anos, para um funeral condigo. Isaías Samakuva disse que, após o impasse que se verificou no dia 28/05, com a não entrega dos restos mortais no Kuito, tal como o seu partido esperava, o que não aconteceu, tendo Pedro Sebastião depositado a urna numa unidade militar no Andulo, o Presidente da República, João Lourenço, segundo Samakuva, viabilizou o processo, orientando que a entrega devia ser feita nesta sexta-feira, 31.

Questionado pela Rádio Angola sobre se em algum momento levantou desconfianças da possibilidade da troca dos restos mortais de Savimbi, o presidente da UNITA disse que, dados os factos ocorridos no dia 28 de Maio, haviam suspeitas de tal situação acontecer, por isso, solicitou o encontro com o Titular do Poder Executivo, tendo este orientado que se fizesse a confirmação dos mesmos restos mortais.

Em entrevista à imprensa no final da cerimónia, o político dos “maninhos” enalteceu o gesto de João Lourenço e realçou que se deve esquecer o passado para que os angolanos construam um país unido e reconciliado.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações de Isaías Samakuva:

Leave a Reply