Relatório dos deputados da UNITA sobre as mortes de crianças e abuso dos Direitos Humanos na Lunda-Norte

Compartilhe
Fonte: Radio Angola 
UNITA insta PGR que responsabilize autoridades da Lunda-Norte pelas mortes de crianças
O partido do “Galo Negro” entende que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve agir e responsabilizar criminalmente as autoridades do governo da província da Lunda-Norte, em consequência das mortes sucessivas, essencialmente de crianças, por alegada negligência do executivo local, bem como o desvio de medicamentos e materiais gastáveis dos hospitais públicos para postos médicos privados por parte de alguns funcionários da saúde.
Num relatório de tornado público aos órgãos de comunicação social nesta terça-feira, 05/12, saído de uma visita de constatação de um grupo de deputados efectos a bancada parlamentar da UNITA, nas regiões do Cuango e Cafunfo, província da Lunda-Norte, no período entre 26 e 29 de Novembro de 2017, os parlamentares do “Galo Negro” constataram que a “situação actual vivida no município do Cuango é o resultado de uma governação irresponsável, uma governação sem norte e sem projectos sociais coerentes e, até, o sinal evidente de que as Autarquias em Angola devem ser implementadas com alguma urgência”.
Segundo os deputados da UNITA que contrariam os argumentos das autoridades governamentais da Lunda-Norte, que minimizam o número de mortes podia, “há efectivamente uma doença com sintomas de malária a matar 5 a 12 crianças por dia . A doença se torna estranha na medida em que ela actua de maneira muito rápida levando a morte as suas vítimas”.
Os deputados constataram que de 1 de Setembro a 29 de Novembro de 2017, terão perecido mil e 80 crianças, dos zero à 17 anos, numa média diária de 12  crianças, devido a falta de saneamento básico e água potável para o consumo das populações. “as populações consomem água imprópria, falta de saneamento básico já que não existe até uma simples rede de esgotos”, diz o relatório a que Rádio Angola teve acesso.
O documento refere que o encerramento da morgue faz com que os cadárevres sejam levados para casa. “Assim os familiares se reunem em volta do morto expondo-se a riscos de contágio” Para todos os problemas que a população enfrenta, de acordo com o deputados do maior partido na oposição, não existe uma acção governativa pontual, com a finalidade de trazer soluções.
Refere ainda que o modo afastado da racionalidade, os níveis e o alcance das actividades de exploração  diamantífera indicam que as consequências, quer ecológicas, quer sociais e de outras esferas serão impiedosas no futuro. “O Cuango é o rio mais agredido do mundo; se algum comparativo científico for feito, chegará somente à esta conclusão”.
Os deputados da UNITA deslocaram-se à província da Lunda-Norte, no quadro daquilo a que de nova dinâmica do programa de acção do seu Grupo Parlamentar para a presente Legislatura, e a delegação parlamentar foi composta pelos Deputados Joaquim Nafoia (Coordenador), Clarice Mukinda e o Assessor Figueiredo Mateus, que durante três dias (26 e 29 de Novembro) trabalharam nas regiões do Cuango e Cafunfo, onde constatou in loco a realidade socioeconómica das populações, sobretudo as denúncias sobre uma epidemia que, há mais de 90 dias (de 01 de Setembro a 27 de Novembro) vem vitimando crianças de idade compreendida entre os zero e os 18 anos, bem como outros aspectos sociais ligados aos sectores da educação, habitação, estradas, para além de um contacto com as populações para saber dos seus problemas.
Acompanhe aqui na página da Rádio Angola as declarações dos parlamentares do “Galo Ngro”, durante uma conferência de imprensa: