Programa “CRIAR” prevê alargar rede de parceiros e promover inserção de mais jovens no mercado de trabalho

Compartilhe

O programa “CRIAR” foi lançado em Maio de 2023 e conta já com cerca de uma quinzena de empresas parceiras que colaboram na inclusão social de perto de 45 jovens no mercado de trabalho.  Apesar dos resultados animadores, o “CRIAR” tem como missão procurar de forma contínua novos parceiros entre todas as empresas instaladas no mercado Angolano.  

Segundo a CEO da  TheBridgeGlobal, Leonor Sá Machado, o Programa CRIAR, para além da formação acadêmica que os jovens trazem com as suas formações, acrescentam-se às competências comportamentais indispensáveis para o sucesso na sua carreira profissional.

Disse que cerca de 830 recém-licenciados estão inscritos no Programa CRIAR e  disponíveis para a formação comportamental.

“Já ministramos formação comportamental a cerca de 145 recém-licenciados e  cerca de 45 jovens já estão alocados nas empresas parceiras para formação profissional e a sua aprovação depende em grande medida do recém-licenciado, bem como do crescimento da rede de parceiros” afirmou.

Referiu que o programa CRIAR foi desenhado para apoiar os jovens na sua entrada no mercado de trabalho, foi desenhado para que o recém-licenciado seja acompanhado na sua formação profissional por um mentor indicado pela empresa parceira, enquanto , paralelamente a esta formação profissional o candidato é acompanhado pelo Centro de Formação Profissional The Bridge com avaliações mensais e uma entrevista também mensal, que se reflete num dashboard de avaliação enviado mensalmente aos RH e aos mentores dos jovens.

Leonor Sá Machado pensa que apesar de ser um programa muito recente, tem tido um sucesso objectivo já que os jovens têm estado a ser absorvidos pelas empresas, de uma forma definitiva, quando termina o programa de formação, contribuindo para a sua inclusão no mercado de trabalho.

“O Programa também é muito inovador quando se trata de certificar as formações profissionais já que, tanto os jovens recebem no final o seu certificado de Formação Profissional como os mentores da empresa, que acompanham os jovens recebem um certificado de Mentoria, também com o objectivo de enriquecer os CV´s de quem apoia e ensina” asseverou.

O especialista destacou como prioridade a divulgação do CRIAR nas Redes Sociais e nos meios de comunicação tradicionais, com esse objectivo, Outro desafio igualmente relevante é promover uma cultura de inclusão e treinamento profissional de talentos jovens dentro das instituições.

Apesar do CRIAR ser relativamente novo já conta com excelentes resultados, procuramos, em permanência, uma melhoria constante nas metodologias aplicadas nos  processos de recrutamento, formação e seleção assim como os processos de acompanhamento e feedback.

Também na abordagem às empresas temos evoluído muito, com uma abordagem cada vez mais dirigida aos responsáveis máximos das empresas, que acabam por ter uma visão mais efectiva da temática da inclusão social e também do alinhamento com o estado na divulgação da importância da passagem de conteúdo local para os jovens recém licenciados, disse Leonor Sá Machado.

Acrescentou que actualmente o CRIAR tem parceria com cerca de 15 empresas de diferentes ramos de actividade, e tendencialmente aumenta o número de formandos.

A média de formandos por empresa, disse “é  de 3 jovens por empresa com empresas com 2 jovens e outras com 5 ou 15 jovens.  O período mais escolhido pelas empresas para as formações profissionais é de 12 meses, ou seja, dois períodos de seis meses”.

“O CRIAR é um programa de Formação Profissional, implementado pelo CFPTB (Centro de formação Profissional The Bridge) através da TheBridgeGlobal, com o apoio institucional do Ministério do Ensino Superior e do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás. Apesar destas parcerias não há nenhuma cooperação efectiva entre o Programa CRIAR e o sector Público.

Enfatizou o facto do Programa estar a celebrar os primeiros 6 meses de treinamento profissional com alguns formandos, muitos destes têm avaliações acima da média, com fortes indicadores de que serão contratados por estas empresas parceiras.

“É muito importante que se crie uma consciência colectiva da necessidade de ajudar os nossos jovens a conseguirem uma formação profissional que os ajude a entrarem no mercado de trabalho. A contribuição das empresas para essa experiência é absolutamente insubstituível e tão importante na vida dos jovens que terminam os seus cursos. Apelamos a todas as empresas para que participem no Programa CRIAR, promovendo a formação profissional dos mais jovens, através de mentorias com os seus colaboradores, certamente mais experientes” sublinhou.

Concluiu solicitando aos entes públicos e privados que façam parte deste programa de Inclusão Social e integrem-no na vossa estratégia de Responsabilidade Social Corporativa.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply