Presidente do CNJ diz que organização está interessada no bem-estar das associações de táxis
O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) está a levar a cabo encontros de auscultação com diversas acções, para constatar as reais necessidades dos jovens do país.
O primeiro acto aconteceu neste sábado, 25, no auditório do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), em Luanda, com as associações do sector de actividade de táxi e moto-táxi, nomeadamente a Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), a Associação dos Taxistas de Angola (ATA) e a Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG), encontro orientado pelo líder do CNJ, Isaías Kalunga, membro do Conselho Económico e Social do Presidente da República.
Na ocasião, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, garantiu que a maior plataforma juvenil vai continuar a trabalhar com as instituições públicas e privadas, advogando para a resolução dos principais problemas que a classe de jovens taxistas e mototaxistas enfrenta no seu dia a dia.
Assinalou que o CNJ tem em curso projectos e programas específicos, que a serem implementados com o Ministério dos Transportes e instituições afins, poderão beneficiar directamente os jovens taxistas, com particular realce para a criação de políticas de formação e cedências de transportes de passageiros a créditos bonificados, com a finalidade de emponderar as associações de taxistas com meios de transportes próprios e estes, por conseguinte ajudarem mais e melhor o Executivo nas suas políticas de transportação de pessoas e bens.
Isaías Kalunga fez saber que o Presidente da República, João Lourenço, “está atento com o desempenho patriótico dos taxistas a quem variadíssimas vezes considerou de incansáveis trabalhadores”.
“O Presidente sempre se apresentou solidário com as dificuldades da classe, pelo que continuará a trabalhar para que as condições dos jovens taxistas venham a ser melhoradas, tal como tem sido a sua nítida luta diária, para que se proporcione o bem estar do povo angolano”, salientou.
No acto, o CNJ ofereceu à ANATA, ATA e à MOTRANG meios informáticos e motorizadas, com vista a reforçar a capacidade de trabalho destas organizações parceiras do Conselho Nacional da Juventude.
Falando à imprensa, o vice-presidente do CNJ, Sebastião Jaca Maurício, garantiu que se trata do primeiro dos vários diálogos que a sua organização poderá promover aos sábados, com as organizações juvenis membros e parceiras.
Os líderes da ANATA (Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola), Francisco Paciente, da ATA (Associação dos Taxistas de Angola), Rafael Inácio e da AMOTRANG (Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola), Bento Rafael e da ATL (Associação dos Taxistas de Luanda), Manuel Faustino, apresentaram documentos que reflectem as reais preocupações que os seus associados e a classe vivem diariamente.
O Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, foi representado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Enio Costa, que disse ter tomado boa nota das preocupações apresentadas.
O governante revelou aos presentes as políticas do Estado a serem implementadas para o benefício dos jovens taxistas e mototaxistas, tendo realçado o anteprojecto da carteira profissional do taxista.