População de Cafunfo clama pela reabertura da Rádio Cuango encerrada há sete anos

Compartilhe

A não reabertura do sinal da Rádio Cuango, inaugurada em 2014, continua a gerar descontentamento no seio da população local, que mais uma vez, acusa o governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, de ser cúmplice pelo “silêncio” da estação pública.

*Jordan Muacabinza | Cafunfo

A Rádio Cuango foi inaugurada no dia 30 de Julho de 2014, por Ernesto Muangala e emitia o sinal na frequência 90.2 FM, do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA Dundo), tendo funcionado apenas um período de sete meses.

Os habitantes de Cafunfo querem que a Rádio Cuango volte a funcionar, pois, dizem que desconhecem as razões do seu encerramento. “Desde Julho, que o regedor (Ernesto Muangala) havia confessado que a mesma estaria emitir notícias e programas locais, mas o certo é que, a mesma continua encerrada por razões não identificadas e a população aqui sente a falta deste meio”, lamentam.

A população do município do Cuango, afirma que, há muitos anos vem se queixando aos órgãos de direito sobre a forma como a Rádio Comunitária do Cuango foi fechada pouco tempo depois de ter sido inaugurada.

“Esta rádio, após sua inauguração, a população não constatou o funcionamento correcto como tem se verificado em várias outras províncias do país”, disse um dos anciãos.

Os populares apelam ao ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação Comunicação Social, Manuel Homem e ao governador da província da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, para que a Rádio Cuango volte a funcionar abordando notícias sobre a realidade local e um pouco por todo o país.

A Rádio Angola (RA) apurou que, neste momento, a Rádio Cuango (RC) conta apenas com um único jornalista, que ao mesmo tempo assume as funções de directo-geral do órgão.

Com a exoneração de Guilherme Cangu (ex-administrador), que segundo fontes tentou funcionar, mas com a entrada do novo administrador do Cuango, Gastão Kahata Júnior Goge, “a rádio continua internada e no estado de coma no hospital regional de Cafunfo”, ironizou a fonte.

De acordo com os moradores, os principais responsáveis pelo “silenciamento” da Rádio Cuango “são o governador da província, Ernesto Muangala e o actual administrador municipal do Cuango, Gastão Cahata”, aquém acusam de “falta de interesse”.

“Estamos na época da pandemia (Covid-19), com a rádio a funcionar, a população estaria mais bem informada, sobre a necessidade de afluir nos postos de vacinação, bem como os métodos de prevenção contra a doença”.

A população lembra que, no 17 de Julho de 2019, Ernesto Muangala, governador da Lunda-Norte,  esteve em Cafunfo, tendo garantido aos habitantes em “viva voz” que, a partir do mês de Setembro do ano passado, que a Rádio comunitária do Cuango voltaria a emitir noticias e programas locais sem depender da emissora do Dundo, “mas até aqui nada se vê”.

Os moradores lembram igualmente que, no 14 de Maio de 2021, o  actual Administrador municipal do Cuango Gastão Kahata Júnior Goge, tinha admitido ter domínio das questões apresentadas pelos habitantes de Cafunfo, e paulatinamente iria solucionar aquelas que muito inquietam as populações.

Há muito que os populares vêem denunciando à Rádio Angola sobre o encerramento da única emissora pública na região do Cuango, pelo que ponderam realizar manifestações de rua com vista a exigir a reabertura da Rádio Cuango.

A população diz que já não acredita mais nas palavras e promessas quer do governador assim como do actual administrador, pois entende que, “todos os homens que têm vínculo com o MPLA nunca exprimiram a verdade”.

Para António Wambala, o cerramento da estação emissora, “indica que estamos num país ou num município que não tem líder, onde a ditadura tem mais poder do que a voz do povo, e se a rádio está fechada é porque há uma tendência de quererem abater a coisa pública”, disse.

“Aguardamos a aprovação do pacote legislativo sobre matéria”, diz director da Rádio Cuango

Contactado pela Rádio Angola, o director da estação em referência, Diniz Mário Bundo, disse que as reformas ao nível do Executivo abrangeram também o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), em que também integram discussão sobre Rádios Comunitárias onde a Rádio Cuango se enquadra.

“Para dizer, com isso aguardamos a aprovação do pacote legislativo sobre matéria”, disse o jornalista, acrescentando que tem sido feito esforços necessários pela administração local, na pessoa do seu titular, Gastão Cahata, que foi possível a reposição dos meios técnicos, que segundo afirmou “já estavam em obsolescência e a consequente reposição do sinal na frequência 90.20 FM, premindo assim a transmissão do sinal da RNA numa extensão do Cafunfo, Cuango até arredores da Comuna do Luremo”.

O gestor da Rádio Cuango explica ainda que, a forma intermitente como o sinal tem chegado ao receptor dos ouvintes, deve-se unicamente pela carência do combustível e derivado, que se regista um pouco por todo pais.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply