PGR ordena encerramento dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola

Compartilhe

A Procuradoria-Geral da República (PGR), ordenou nesta sexta-feira, 14 de Agosto, o encerramento temporário dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus em todo o país.

Segundo o CK, os primeiros primeiros templos começaram a ser encerrados, nas primeiras horas desta sexta-feira, 14, em Luanda, e contou com a presença dos oficiais do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

O primeiro encerramento foi a catedral do Patriota, a seguir a de Viana, localizada nas imediações de Luanda Sul, a do Alvalade, do Palanca e, em último, onde aconteceu uma reunião, que durou aproximadamente quatro horas, entre a PGR, o SIC e representantes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, a catedral do Maculusso, que acabou por também ser encerrada.

Até o momento, não houve qualquer pronunciamento por parte da PGR, nem do SIC, nem da liderança da IURD. O Correio da Kianda apurou que antes de encerrar as catedrais, o SIC fez o levantamento dos bens materiais presentes.

Houve forte protesto de fiéis aquando do encerramento das igrejas universais em Luanda.

É de recordar que os pastores angolanos foram dados como os responsáveis legítimos da Igreja Universal, agora reformada, em Angola, conforme publicado em Diário da República, comunicação oficial do Governo, na sexta-feira, 24 de Julho, em série III-número-81.

A IURD em Angola está a ser liderada pelo pastor angolano, Valente Bezerra Luís, que estará à frente da denominação religiosa até a realização de uma nova assembleia, onde se irá definir um líder definitivo.

Histórico

O conflito na IURD em Angola, que se arrasta desde Novembro do ano passado, agudizou-se em Junho de 2020 com a tomada de vários templos por parte de bispos e pastores angolanos da Comissão de Reforma da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que acusam a ala brasileira de crimes e práticas contrárias à religião.

Segundo a Comissão de Reforma, entre os dias 22 e 23 de Junho deste ano, os pastores “imbuídos de espírito de fé e bravura decidiram pôr fim às más práticas perpetradas pelo Senhor bispo Honorilton Gonçalves, nomeadamente racismo, arrogância, abuso de poder e de confiança, que culminou com o resgate efectivo dos templos e locais de culto nas 18 províncias de Angola”.

O conflito interno da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola tem provocado tensões entre os dois países, com envolvimento directo de ambos os governos.

Os angolanos acusam os brasileiros de irregularidades e práticas contrárias à religião como a vasectomia, racismo e discriminação e romperam, em Novembro do ano passado, com a representação brasileira em Angola encabeçada pelo bispo Honorilton Gonçalves.

Em Dezembro de 2019, a Procuradoria-Geral da República instaurou dois processos-crime contra a IURD, tendo como base as denúncias feitas por pelo menos 300 pastores angolanos, subscritores do documento.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está registada em Angola desde 1992, conta com 500 mil fiéis e um total de 307 templos em todo o país.

Leave a Reply