Partido no poder em Angola faz história com primeira mulher vice-presidente
Fonte: VOA
Luísa Damião também é um dos elementos mais jovens do Bureau Político. Mas a sua eleição não é a única mudança no MPLA
Luísa Damião foi eleita com 229 votos, num total de 348 membros do Comité Central, presentes na reunião – ultrapassando assim Carolina Cerqueira, actual ministra da Cultura de Angola.
Damião é a primeira mulher vice-presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e faz história também por ser parte de um grupo jovem dos membros do Bureau Político.
Lourenço avisa que luta contra a corrupção vai fazer cais “camaradas”
Jornalista de profissão, Luísa Damião, é deputada do MPLA pelo círculo Eleitoral Nacional desde 2012 e preside actualmente o Grupo de Mulheres Parlamentares.
Mestre em Ciências da Comunicação, é Secretária do Departamento de Informação, Propaganda e Novas Tecnologias da Organização da Mulher Angolana (OMA) e ocupou os cargos de directora de Informação e, posteriormente, administradora para Informação da agência de notícias de Angola, a Angop.
A eleição de Luísa Damião causou satisfação em vários meios. A jornalista Maria Luísa Rogério, publicou no seu Facebook a sua satifação: “Sinto-me “regozijada” pela escolha. Por ser uma acérrima defensora dos direitos das mulheres e por ser ela, a Luísa Damião que conheço. Está aí uma questão interna do M que me deixa bem disposta”
A activista Sizaltina Cutaia não só elogiou, como chamou a atenção do principal partido da oposição para fazer algo semelhante, escrevendo: “Finalmente uma mulher num lugar de destaque e poder no MPLA”.