Padre católico assemelha governação do MPLA a um regime tirano

Compartilhe

O padre Carlos Suku, da Diocese de Saurimo, na Lunda-Sul, caracteriza o quadro social das famílias da província rica em diamantes como sendo “desolador”, olhando para os níveis de desemprego no seio da população, que para o prelado condiciona a dignidade da pessoa humana.

Rádio Angola

Em declarações recentes à imprensa após um encontro com o presidente do PRS, Benedito Daniel, que no dia 13 de Maio, procedeu à abertura da pré-campanha eleitoral na Lunda-Sul, lamentou a falta de oportunidade de emprego, apesar de ser uma região rica em diamantes.

Para o padre Carlos Suku, a degradação social das famílias angolanas, constitui motivo de preocupação para a Igreja Católica, daí a razão, segundo disse, das constantes chamadas de atenção da liderança da igreja sobre a necessidade da resolução dos problemas básicos que as populações enfrentam.

O prelado católico disse que, as críticas que são feitas aos detentores do poder em Angola, não devem ser encaradas como “ataques” ao Governo ou a qualquer força política que seja, pois na visão do padre Suku, a Igreja Católica em Angola, para além da dimensão espiritual, interessa-se igualmente pelo bem-estar social das famílias, independentemente da sua escolha partidária ou credo religioso.

O Padre da diocese de Saurimo, na Lunda-sul, assemelha a uma tirania a governação do MPLA na província.

O religioso católico que considera “crítica” a situação seocioeconómica da população, fundamenta que, esta realidade só é visível em países onde reina a tirania.

Instou ao Governo para melhor aposta e melhorias nos sectores da educação e saúde, por no seu entender serem a base para o desenvolvimento de qualquer povo. “Tenho dito que um governo tirano mede-se pela forma como trata as áreas da saúde e educação”, disse o responsável.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply