ORGANIZAÇÃO HUMANITÁRIA INTERNACIONAL ENGAJADA NA LUTA CONTRA MALÁRIA

Compartilhe

O Director Executivo da Organização Humanitária Internacional (OHI) e Presidente do Fórum Provincial de Parceiros na Luta Contra a Malária de Benguela, João Misselo da Silva, diz-se preocupado com os números assustadores de mortes provocadas pela malária.

Texto de Rádio Angola

O responsável da organização que se debate no combate à malária, doença tida pelas autoridades sanitárias como sendo a principal causa de morte em Angola, disse em entrevista à Rádio Angola que a província de Benguela apresenta um quadro preocupante.

Os municípios do Cubal e Ganda, de acordo com o interlocutor da RA, são os que mais foram afectados pela doença desde o inicio do ano de 2018, apesar não ter revelado o número de casos registados no período referido.

“De facto a situação é preocupante, pois, a província de Benguela nos últimos tempos e principalmente neste primeiro trimestre do ano viveu situações muito críticas, com maior enfoque nos municípios da Ganda e Cubal”, disse João Misselo da Silva, para quem o sector da saúde na província dispõe de verbas insuficientes para o esforço que se impõe no combate à malária.

No dia 25 de Abril, “Dia Mundial de combate à Malária”, disse João Misselo da Silva, a “Organização Humanitária Internacional (OHI)” apresentou à sociedade benguelense acções que tem desenvolvido na luta contra à doença que diariamente ceifa várias vidas humanas em Angola.

No esforço que se exige a todos os actores envolvidos na “luta contra à malária”, sustentou o Director Executivo da OHI, a instituição que coordena tem estado empenhada em várias acções junto das comunidades dos municípios de Benguela no sentido de a população saber o modo de prevenção e tratamento da malária, bem como a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

O encontro, segundo disse, serviu para uma reflexão sobre a situação da malária na província de Benguela, bem como avaliação das acções desenvolvidas pelos parceiros, com o enfoque no período de 2017 e 1º trimestre de 2018.

Oiça aqui na página da Rádio Angola, a entrevista concedido pelo Director Executivo da Organização Humanitária Internacional (OHI), João Misselo da Silva.

Leave a Reply