Opositor Félix Tshisekedi eleito presidente da RD Congo

Compartilhe

postado em 10/01/2019 01:00

O candidato da oposição Félix Tshisekedi venceu as eleições presidenciais na República Democrática do Congo, informou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

“Tendo obtido 7.051.013 votos expressados validamente, ou 38,57%, é proclamado provisoriamente presidente eleito da República Democrática do Congo Tshisekedi Tshilombo Félix”, declarou o presidente da CENI, Corneille Nangaa.

O resultado, inédito na República Democrática do Congo, ainda pode ser questionado na Corte Constitucional.

A eleição de Tshisekedi representa a primeira transição política pacífica no maior país da África Subsaariana desde sua independência, em 1960.

O pleito foi adiado várias vezes desde que o presidente Joseph Kabila se aferrou ao poder no final de 2016, quando deveria entregar o cargo.

Kabila estava no poder desde o assassinato de seu pai e predecessor, Laurent-Désiré, em 16 de janeiro de 2001.

O presidente não se apresentou para estas eleições, nas quais concorreram 21 candidatos, entre eles o sucessor escolhido por Kabila, o ex-ministro do Interior Emmanuel Ramazani Shadary.

Segundo os resultados oficiais, Tshisekedi ficou à frente de outro candidato da oposição, Martin Fayulu, e Ramazani Shadary ocupou a terceira posição.

Nos últimos dias, Tshisekedi homenageou Kabila por ter aceito se retirar, o que provocou rumores sobre uma aproximação entre os dois ou até um acordo com o poder.

Os Estados Unidos haviam ameaçado com possíveis sanções contra qualquer tentativa de subverter “o processo democrático”.

Leave a Reply