O exemplo de uma Polícia, verdadeiramente, Republicana – Vasco da Gama

Compartilhe

A foto que vemos acima já circulou até aos confins da terra, como melodiou a irmã Sofia. Vemos o jovem Luaty Beirão ao lado de um agente republicano que, com razoabilidade, digamos ser um ilustre desconhecido.

Mas, entre nós, é a presença do Luaty que torna a foto mais interessante e com conteúdo que, para mim, é excitante, pois, vejamos:

Luaty Beirão é/era dos jovens mais influentes dos famosos “revus”, com destaque para os 15+2 que, muito bem conheço, em função das minhas funções na rádio, que servia como o único meio de comunicação que dava espaço a eles.

A estraordinariedade da foto nasce deste prisma, porquanto Luaty Beirão e amigos, (des) propositadamente entenderam que, para atingir seus objectivos era indispensável a “banalização” da imagem da Polícia Nacional. (Conceito de banalização  nos anais da economia internacional).

Aliás, sabiam que com a imagem da Polícia beliscada teriam o seu principal alvo atingido.

Desta feita, aproveitaram todas as falhas humanas de alguns agentes para achincalhar tudo e todos. – Basta recuar no tempo e espaço para ver os actos na sua cronologia factual, sem esquecer os videos jocosos que sempre fizeram.

Hoje, passados alguns anos e conscientes desta estratégia, Luaty Beirão “pousa” numa foto com um agente da Polícia que, para ele e amigos é…

Não importa se o pedido veio do “revu” ou do agente, o importante é que, quer num ou noutro sentido, o agente constou da foto e com um simbolismo forte, pelo menos, para nós que andamos nestas lides.

Forte porque mostra que, na realidade, para os agentes da PNA, o que falam, contra ou a  favor, não conta na construção de uma sociedade de paz.

Forte porque mostra que, para os agentes da PNA, a união na diversidade conta mais do que quaisquer interesses pessoais.

Forte porque mostra que, para os agentes da PNA, não existem filhos e enteados.

Forte porque mostra que, para a PNA, o tratamento dado ao B e C é, de facto, igualitário.

Forte porque mostra que, para a PNA, os indivíduos, na sua essência, valem mais do que as posições que, por ocasião ou habitabilidade, tomam.

Forte porque mostra que, para a PNA, os revus, militantes deste ou daquele partido, são cidadãos nacionais e, por conseguinte, têm os seus direitos reservados, respeitados e garantidos.

É o mínimo que, qualquer pessoa de bem, sem tendências, pode ler nesta foto.

É, por obséquio, uma foto que manifesta o sentido apartidário e a abstenção a alinhamentos grupais.

É uma foto que, em razão  da nossa história, opinião publica e publicada, muitas vezes construída pelos meus amigos “revus”, contraria estórias e narrativas tendenciosas, a desfavor de uma corporação que, verdade seja dita, é das melhoras em África.

Há que terminar dizendo que, provavelmente o retrato foi feito sem pensar no valor axiomático que iria produzir.

Foi feito sem pensar no amanhã e nas interpretações. Mas, só faz isto quem, efectivamente, está livre e age com naturalidade. É o caso deste agente que, infelizmente, não conheço.

Contudo, ainda há tempo para enviar, por esta via, os meus parabéns pela coragem, decisão e contributo na solidificação da união na diferença.

É um dos gestos que simbolizam a existência de uma PNA, verdadeiramente, republicana.

A PNA é aquela que hoje é achincalhada e amanhã procurada. Mesmo assim atende todos que a procuram, a semelhança do que vemos na foto…

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply