Novo livro de Domingos da Cruz censurado em Angola
Imagem: Hold On Angola
Por RFI
Luanda – O novo livro de Domingos da Cruz, “Ferramentas para Destruir o Ditador e Evitar Nova Ditadura”, foi bloqueado pelos serviços de segurança de Angola e levado ao Palácio Presidencial. Em resposta à censura, o autor angolano disponibilizou gratuitamente o PDF online. Domingos da Cruz conta-nos não ter sido surpreeendido com o que aconteceu, sublinhando que “em regimes autoritários, a denúncia não é eficaz”; a solução é “criar um plano estratégico para remover a ditadura”.
O novo livro do escritor e académico angolano Domingos da Cruz, intitulado “Ferramentas para Destruir o Ditador e Evitar Nova Ditadura”, foi alvo de censura em Angola. A obra, que representa uma nova versão do livro que, em 2015, esteve na origem da detenção dos 15+2 activistas, foi bloqueada pelos serviços de segurança do Estado no aeroporto de Luanda e levada ao Palácio Presidencial.
O autor não se mostrou surpreeendido com a reacção das autoridades angolanas: “Esperava que isso acontecesse, até porque estamos perante uma atitude que revela coerência e mais uma vez é o regime a afirmar a sua própria natureza”, afirmou o escritor, reflectindo sobre a postura do governo perante obras que possam desafiar o controlo do Estado. Para Domingos da Cruz, que vive e trabalha nos últimos anos no Canadá, viver sob um regime autoritário significa não esperar por mudanças significativas por via de denúncias. “Seria de uma grande ingenuidade esperar o contrário”, defende.
Em protesto contra a censura ao seu livro, Domingos da Cruz decidiu disponibilizar gratuitamente desde esta quarta-feira, 6 de Maio, o PDF do livro online, dando acesso ao conteúdo da sua obra de forma aberta e sem as restrições. “Não estou a denunciar absolutamente nada. Estou simplesmente a aproveitar a oportunidade que me é concedida para informar o que sucedeu”, destacando que a intenção não era de se posicionar como vítima, mas expor a realidade factual da situação que viveu.
O gesto de disponibilizar o livro online pode ser entendido como uma resistência de Domingos da Cruz à censura e à sua luta pela liberdade de expressão; “Quando se vive numa ditadura, a denúncia não funciona. O que se deve fazer é construir um plano estratégico para remover a ditadura”, declarou o autor, reafirmando que, ao longo de mais de três décadas, as denúncias não resultaram em mudança significativa. Para Domingos da Cruz, “o caminho certo é o de um plano estratégico, e não o caminho da vitimização e da denúncia”.
“Imagine que estivéssemos em Cuba ou na Coreia do Norte, esperar que houvesse liberdade de imprensa ou direito à manifestação seria uma contradição”, afirmou, comparando a situação de Angola com regimes conhecidos pela repressão.