Moxico: Jovem activista denuncia assédio sexual por efectivo da Polícia Nacional dentro da cadeia

Compartilhe

Oiça aqui activista:

A activista Karila Pedro, única mulher, do grupo de quatro activistas, detidos sábado, 24 de Setembro, durante uma manifestação, realizada na cidade do Luena, província do Moxico, contra a nomeação pelo Presidente da República, do governador provincial, Ernesto Muangala, denunciou ter sofrido assédio sexual dentro da cela por um suposto efectivo da Polícia Nacional, que terá tocado nas partes íntimas do seu corpo ao se recusar namorar com o guarda prisional.

Karila Pedro, que afirmou ter participado da manifestação “contra a indicação de Ernesto Muangala como governador do Moxico”, contou que, no momento da sua detenção foi “agredida” por supostos agentes da polícia nacional “e levada para uma cela do Serviço de Investigação Criminal sem as minimas condições”.

Refira-se que, os activistas detidos estavam a ser acusados de desobediência, pela realização da manifestação não autorizada pelas autoridades, foram libertados nesta segunda-feira, 26, por ordem do Ministério Público por insuficiência de provas a acusação feita.

O advogado de defesa, Ilídio Muakanda disse que, sempre alertou sobre a inexistência de qualquer crime na detenção dos activistas manifestantes, que segundo o causídico, “exerceram apenas um direito consagrado na Constituição da República de Angola”.

Oiça aqui advogado:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply