MOSAIKO CELEBRA 20 ANOS EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS EM ANGOLA

Compartilhe

O instituto para cidadania Mosaiko, afecto aos Frades Dominicanos da Igreja Católica, celebrou nesta quarta-feira, 20 de Setembro, 20 anos desde foi criado.

Texto de Simão Hossi

O 20.º aniversário ficou marcado com a realização das terceiras jornadas da cidadania que aconteceram entre os dias 20, 21 e 22 de Setembro, no Centro Cultural Cónego Manuel das Neves, pertencente à paróquia de São Paulo.

Para além das jornadas, que incluiu ciclos de conferências sobre cidadania e direitos humanos em Angola, bem como o contributo do Mosaiko nesses aspectos, houve apresentação de peças teatrais sobre direitos humanos e exposição de fotografias em sobre Direitos Humanos em Angola.

A abertura das actividades foi feita pelo frei Júlio Candeeiro, director do Mosaiko, que afirmou que “os 20 anos servem para reflectir o contributo da organização no que diz respeito ao estado actual dos direitos humanos, da justiça e da igualdade dos angolanos”. A ocasião serviu também para lembrar os feitos de várias figuras eclesiásticas, como o frei João Domingos, que já trabalharam para a organização.

O frei Júlio Candeeiro realçou ainda que “a festa dos 20 anos é de todos e a contribuição para cultura do respeito pelos direitos humanos é responsabilidade de todos os cidadãos”.