Morreu o activista cívico Albano “Bingo Bingo” no processo “15+2”

Compartilhe

Morreu esta terça-feira, 29, numa das unidades sanitárias de Luanda, o activista cívico, Albano “Bingo Bingo”, integrante do processo em 2016, que ficou conhecido como “15+2”, vítima de doença.

Fontes familiares indicam que o mesmo sentiu dores na perna esquerda, tendo sido levado a uma unidade hospitalar em Luanda, onde acabou por falecer.

“Bingo Bingo”, tido como contestatário das políticas do Executivo suportado pelo MPLA, entrou no mundo do activismo em 2011, em Viana, onde sofreu várias detenções, com realce para o ano de 2015, altura em que foi preso acusado pelo Ministério Público de crimes de actos preparatórios de rebelião e associação criminosa, chegando a ser condenado a pena de quatro anos e seis meses de prisão maior, mas que viria a ser colocado em liberdade mediante a lei da amnistia.

O jornalista Coque Mukuta, que durante muitos anos privou com o malogrado, lamenta a perda prematura do activista Albano Bingo Bingo, revelando que nos últimos anos, “Bingo” queixava-se com freqüência dores numa das pernas, desde que saiu da prisão em Junho de 2016 no processo “15+2”.

Natural do Huambo, Albano Evaristo “Bingo Bingo” deixa mulher e dois filhos.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply