Ministro Rui Falcão enaltece união e espírito de equipa das Pérolas pela conquista do 16º título do CAN de andebol
O ministro da Juventude e Desportos (MINJUD), reafirmou o compromisso do Governo angolano em apoiar e promover o desporto nacional, com especial atenção à massificação do handebol, que trouxe mais um título africano para o país.
A garantia foi dada pelo ministro Rui Falcão Pinto de Andrade, durante cerimónia oficial de recepção à Selecção Nacional de Andebol, que no domingo, 8, conquistou o 16º título africado em Kinshassa, República Democrática do Congo (RDC).
As Pérolas vencedoras do Campeonato Africano Sénior Feminino de Andebol (RDC 2024), após uma brilhante victória frente à congénere do Senegal.
Na sua intervenção, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão destacou o empenho, a dedicação e o espírito de equipa demonstrados pelas atletas ao longo da competição, atributos que foram determinantes para o sucesso alcançado. Ele aproveitou a ocasião para reconhecer o papel crucial do corpo técnico e da federação na conquista deste título tão importante para o país.
O governante reiterou o compromisso do Executivo angolano em apoiar e promover o desporto nacional, com especial atenção à massificação do andebol.
Segundo Rui Falcão, o objectivo é criar condições que permitam descobrir e formar novos talentos, garantindo o contínuo desenvolvimento da modalidade em Angola.
Ao finalizar a sua intervenção, o ministro da Juventude e Desportos sublinhou que a conquista das Pérolas serve como uma inspiração para a juventude angolana, mostrando que, com trabalho árduo e determinação, é possível alcançar grandes feitos e levar o nome do país ao mais alto patamar.
Com este triunfo, Angola conquistou 16º troféu e quinto título consecutivo no CAN de andebol feminino, após 2016, 2018, 2021 e 2022, sendo que as angolanas venceram a 26ª edição que decorreu na RDC.