Ministra Sílvia Lutukuta reafirma compromisso do Governo em investir no desenvolvimento dos recursos humanos da saúde

Compartilhe

A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, participou neste sábado, 11 de Outubro, no segundo dia do 1.º Congresso do Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA), que decorre nas instalações da Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas (ENAPP), sob o lema “Saúde Ocular ao Alcance de Todos”.

O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais oriundos do Brasil, Cuba, Portugal, Moçambique e Espanha, além de várias figuras do sector da saúde, com destaque para o governador do Namibe, Archer Mangueira, a directora-geral do IONA, Luísa Paiva, e a presidente do Colégio de Oftalmologia de Angola, Rosa Salvaterra.

Embora sem uma intervenção oficial, a ministra participou como convidada de honra, reforçando o apoio institucional ao desenvolvimento da oftalmologia em Angola e valorizando iniciativas que promovem o acesso universal à saúde ocular.

Durante o encontro, os especialistas destacaram prioridades na formação médica contínua especializada, intercâmbio técnico-científico regional e internacional, bem a criação de centros de excelência em oftalmologia nas províncias, com enfoque na descentralização dos serviços e capacitação dos quadros angolanos.

A ministra da Saúde reafirmou o compromisso do Executivo em investir no desenvolvimento dos recursos humanos da saúde, e em reconhecer a oftalmologia como uma especialidade prioritária, especialmente nas áreas de glaucoma, oncologia ocular e saúde visual infantil.

Relembrou ainda os avanços em curso, como a implementação de um curso de optometria em Angola e a preparação de pós-graduações para enfermeiros, com condições logísticas asseguradas para acolher formações presenciais no país.

Durante o congresso, foi realçada a experiência da Província do Namibe como exemplo de boas práticas na prevenção ao glaucoma, doença considerada uma das principais causas de cegueira irreversível, mas tratável quando detectada precocemente.

O governador do Namibe Archer Mangueira partilhou os resultados de uma acção realizada em Março de 2025, que permitiu a realização de mais de 500 consultas oftalmológicas em comunidades locais, com o apoio do Instituto Pina, que disponibilizou duas unidades móveis de saúde.

Sublinhou ainda o papel das parcerias público-privadas e da educação comunitária, como elementos essenciais na luta contra a cegueira evitável. Encorajou a realização regular de eventos científicos, como o congresso do IONA, para promoção da troca de experiências e reforço das políticas públicas de saúde ocular.

O congresso contou com a participação de diversas figuras de destaque, tanto do panorama nacional como internacional, com destaque para Luísa Paiva, directora-geral do IONA, cuja liderança tem sido fundamental para a consolidação do Instituto como centro de excelência.

Contou igualmente com a participação da presidente do Colégio de Oftalmologia de Angola, Rosa Salvaterra, promotora da regulamentação, ética e valorização da especialidade, do director Nacional dos Cuidados de Saúde Primários (MINSA), Kheta Francisco, que apresentou estratégias para a integração da saúde ocular na rede básica de cuidados e do director do Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes, Manuela Mendes.

Também fizeram parte a Margarida Correia, do Hospital Pediátrico David Bernardino e do professor Job Monteiro, coordenador e gestor técnico do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde, em representação do Cardeal Dom Alberto Masseca.

Igualmente estiveram representadas instituições como o Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares (CHDCP) e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Havana (Cuba), reforçando o espírito de cooperação científica internacional.

Recorda-se que o congresso decorreu nos dias 10 e 11 de Outubro, promoveu cursos pré-congresso dirigidos a médicos, técnicos e estudantes, com sessões teóricas e práticas. Estas acções de formação visaram o reforço das competências clínicas e cirúrgicas, alinhadas com os padrões internacionais de qualidade na saúde ocular.

De acordo com a organização, o 1.º Congresso do IONA culminou com o compromisso colectivo de reactivar e ampliar parcerias internacionais para a formação médica especializada, assegurando a sustentabilidade dos centros de excelência, a descentralização dos cuidados oftalmológicos e a formação contínua dos profissionais de saúde.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply