Ministério da Saúde: Reforças as competências dos gestores hospitalares do país

Compartilhe

As competências dos directores pedagógicos dos hospitais gerais nacionais e provinciais foram reforçadas nesta segunda-feira, 18, numa acção formativa, que decorreu no auditório do Hospital Geral de Luanda (HGL), no quadro da Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (UIP-PFRHS) do Ministério da Saúde.

Entre os objectivos, a acção visou capacitar os profissionais da saúde para melhor gestão da formação prática dos internos nas especialidades médicas, enfermagem, técnico-diagnóstico e terapêutica.

De acordo com a organização, a Unidade de Implementação do Projecto de Fortalecimento da Resiliência do sistema de saúde, prevê até 2028, especializar pelo menos 38 mil profissionais do sector da saúde.

O encontro, que decorreu no auditório do Hospital Geral de Luanda, foi orientado pelo coordenador do referido projecto, Job Monteiro, quadro do Ministério da Saúde. Falando à imprensa, o responsável disse que se trata de uma formação direcionada aos directores pedagógicos de diferentes unidade sanitárias.

O coordenador Técnico da UIP-PFRHS, Job Monteiro, sublinhou que o acto foi realizado em cumprimento da orientação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que tem priorizado a valorização dos quadros e internos das unidades hospitalares, no âmbito do programa de Formação dos Recursos Humanos.

“Pretendemos consolidar um modelo de formação contínua e integrada, com foco nas áreas clínicas, de enfermagem e técnico-diagnóstico e terapêutica”, frisou.

O evento contou, ainda, com a presença do director-geral e clínico da referida unidade hospitalar, Manuel Quinto e Magalhães Sobrinho, bem como da professora da Universidade Federal do Maranhão (Brasil), Rita Corrêa, além do coordenador técnico da UIP-PFRHS.

A reunião abordou igualmente o modelo nacional de rotação dos internos de especialidades, capacitação dos directores pedagógicos em matéria planeamento, supervisão e avaliação dos estágios e rotações dos internos de especialidades, promoção do alinhamento entre instituições formadoras e unidades de estágio, entre outros.

José Vasco, director clínico do Hospital Provincial Dr. Walter Strangway, na província do Bié, um dos participantes, enalteceu a capacitação dos quadros pelo Ministério da Saúde.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply