Ministério da Saúde manda mais 162 profissionais para formação no Brasil com apoio do Banco Mundial
No quadro do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), financiado pelo Banco Mundial, e na sequência das 1.291 vagas disponibilizadas pelo Governo da República Federativa do Brasil, 162 profissionais de saúde de várias províncias do país começam a sua formação em instituições brasileiras a partir do dia 21 de Fevereiro do ano em curso.
O acto de acolhimento dos bolseiros terá lugar nesta quarta-feira, 18, no Auditório do Complexo Hospitalar General Pedro Tonha “Pedalé”, em Luanda. Em nota de imprensa, o Ministério da Saúde (MINSA) ressalta que o acto reforça o compromisso do Governo de Angola com a qualificação e valorização dos profissionais do sector da saúde.
De acordo com o MINSA, das mil e 291 vagas disponibilizadas, concorreram vários interessados, tendo sido aprovados 800 profissionais. Deste universo, reforça a nota de imprensa, 155 bolseiros já se encontram em formação no Brasil, enquanto os restantes 162 iniciarão a sua saída a partir do próximo sábado.
Os beneficiários representam diversas províncias do país, incluindo Cabinda, Zaire, Uíge, Luanda, Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Benguela, Bié, Huíla, Namibe, Cuando Cubango, Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje e Cunene.
Estes profissionais frequentarão cursos em instituições brasileiras reconhecidas pela sua excelência académica e técnica, em diferentes áreas estratégicas da saúde.
“Este programa é um investimento estratégico na qualificação dos nossos profissionais de saúde e no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde”, disse Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde.
Para o Ministério da Saúde (MINSA) o acto simboliza o reconhecimento do mérito, compromisso e dedicação destes profissionais, que assumem a responsabilidade de adquirir conhecimentos e experiências que serão revertidos em benefício do país.

