Ministério da Saúde de Angola e empresa Huawei assinam memorando no domínio da saúde digital
A Angola, por meio do Ministério da Saúde (MINSA) e a empresa internacional de aplicações tecnológicas Huawei Technologies assinaram, nesta segunda-feira, 26 de Janeiro, em Shenzhen, na República Popular da China, um memorando de entendimento no domínio da Saúde Digital.
A informação consta num comunicado de imprensa enviado à redacção do Club-K, onde o Ministério da Saúde anunciou que a assinatura do memorando decorre no quadro da visita oficial da ministra Sílvia Lutukuta à República Popular da China.
A nota acrescenta que a assinatura da parceria marcou o último dia da missão oficial da ministra da Saúde na China, depois de uma semana intensa de actividades nas cidades de Pequim e Shenzhen.
Sílvia Lutucuta destacou o carácter estratégico da parceria entre o Governo de Angola e a empresa tecnológica Huawei, sublinhando o impacto positivo que a adopção de soluções digitais implica na modernização, eficiência e melhoria da qualidade do Sistema Nacional de Saúde.
A governante angolana explicou que o memorando se enquadra no processo de construção e apetrechamento do novo hospital de nível terciário de referência que é o Américo Boavida, bem como o reforço de programas estruturantes do sector da Saúde, com particular destaque para o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS).
De acordo com a ministra da Saúde, a cooperação com a Huawei vai permitir a potencialização das iniciativas já em curso no domínio da especialização em Enfermagem, ministrada em 12 províncias também na modalidade de ensino à distância.
No comunicado, o Ministério da Saúde assinala que “o Memorando de Entendimento, prevê, entre outros aspectos, o apoio à formação dos cerca de 38 mil profissionais de saúde e a realização de mais de 500 mil consultas médicas remotas ao longo de um período de quatro anos”.
De acordo com a gestora do sector da Saúde no país, o memorando prevê a digitalização progressiva de hospitais e unidades sanitárias em todo o território nacional, a implementação de soluções de telemedicina, tele-enfermagem, Imagiologia Digital e Inteligência Artificial aplicada à saúde.

A ministra da Saúde referiu que o acordo abrange igualmente o desenvolvimento de talentos nacionais e a capacitação contínua de quadros angolanos no domínio das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao sector da Saúde.
“O acordo assinado inclui ainda o desenvolvimento de talentos nacionais e a capacitação contínua de quadros angolanos no domínio das Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas ao sector da Saúde”, realçou.
Sílvia Lutucuta enalteceu os marcos históricos alcançados pela Huawei e o seu posicionamento de referência a nível internacional, manifestando o desejo de ver cada vez mais jovens angolanos integrados em projectos internacionais de inovação tecnológica.
A titular da pasta da Saúde destacou igualmente o carácter multicultural da empresa, e afirmou acreditar no potencial dos quadros nacionais nas áreas das tecnologias, desde que devidamente capacitados.
A ministra da Saúde transmitiu, por fim, uma mensagem de amizade e cooperação do Executivo angolano ao Governo e ao povo da República Popular da China, reiterando o compromisso de Angola em aprofundar a cooperação bilateral no domínio da saúde e da inovação tecnológica.
Nas instalações da empresa tecnológica Huawei, a delegação angolana, liderada pela ministra da Saúde, teve a oportunidade de conhecer, em detalhe, soluções inovadoras aplicadas ao sector da Saúde, com destaque para hospitais inteligentes, Imagiologia digital, Telemedicina, Inteligência Artificial aplicada à Saúde, conectividade hospitalar, centros de dados e sistemas de energia digital.

