MARCHA CONTRA O RACISMO PROMOVIDA POR ACTIVISTAS

Compartilhe

Uma marcha de repúdio aos actos de racismo perpetrados em Angola será realizada no dia 9 de Setembro, domingo, com destino à Ilha de Luanda, passando pelo restaurante Del Mar onde o repórter da Rádio Angola Simão Hossi foi agredido e expulso por discriminação racial.

Texto de Rádio Angola

Segundo nota da organização, a marcha começará no Baleizão e culminará no Ponto Final, à Ilha de Luanda. Como fundamentação, lê-se na nota: “O racismo é um mal que afecta profundamente a sociedade angolana. É um mal bem real, mas que foi atirado ao mais pesado tabu: não se discute, não se fala publicamente, não se condena publicamente, não se aprova publicamente, mas todos sabem que existe, actua e é agressivo”.

Como motivação para a marcha apontam a agressão racista sofrida pelo repórter e activista cívico Simão Hossi no dia 26 de Agosto, quando, com mais três jovens amigos, foram ao restaurante Café Del Mar, localizado à Ilha de Luanda, com o propósito de conviverem.

Tão logo chegaram ao local, Hossi foi directo ao WC, e durante o percurso foi seguido por funcionários do estabelecimento comercial. Ao sair, um funcionário da segurança orientou que se fosse embora do restaurante. Sem perceber a razão, Hossi questionou e em resposta foi colocado à força fora do recinto. Por continuar a reclamar foi agredido, e nem a Polícia Nacional, que a vítima chamou para denunciar, foi em seu socorro.

A nota de esclarecimento do restaurante deixou mais claro ainda que a atitude foi discriminatória. “Este acto cometido pela gerência do restaurante Del Mar está a pôr a sociedade angolana pela primeira vez em comoção e convocá-la ao debate sério e desapaixonado sobre o racismo em Angola”, escrevem os organizadores.

A marcha terá arranque às 15 horas. “Iremos xingular ao mar contra a consciência discriminatória de algumas instituições e pessoas privilegiadas”, diz o panfleto da marcha.

Leave a Reply