Manifestantes exigem exoneração da administradora municipal do Soyo

Compartilhe

Os activistas da província do Zaire convocaram para esta sexta-feira, 07 de Agosto, uma “manifestação pacifica” para exigir reformas e a exoneração da administradora municipal do Soyo, Lúcia Maria Tomás, no cargo desde 2012.

Segundo “O Decreto”, a população do município do alega que “está cansado” com a gestão de Lúcia Maria Tomás, há sete anos no cargo, que na visão dos munícipes, a sua administração, “assenta-se na base da burocracia, ineficácia e ineficiência”, assim considera o porta-voz dos manifestantes, Sebastião José Esteves.

De acordo com o activista, apesar de tentativa de boicote das autoridades, a marcha conta com uma grande adesão da população.

“As ordens superiores querem a todo custo, manchar e impedir a nossa actividade, porém não nos admira, porque Angola ainda não é um país com uma democracia aberta” denunciou o activista que encara neste facto razão para continuar a lutar e resistir às atrocidades cometidas pelas entidades no poder.

O município do Soyo, dista a 350 quilómetros de Luanda, é um dos seis municípios da província do Zaire, localizado no extremo norte de Angola.

O município acolhe desde 2012, o maior e mais moderno projecto de aproveitamento de recursos e gás natural denominado “Angola LNG”, e a sua população está estimada em 258 599, sendo uma das mais pobres do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgados em 2018.

Leave a Reply