Mais de 2500 jovens desempregados candidataram-se para 400 vagas no Lobito

Compartilhe

LOBITO, Fábrica de trigo reinaugurada, os jovens consideram ser uma propaganda do governo do MPLA

TÓPICOS

  • Os jovens concluíram que “Isso é mais uma propaganda, uma vez que o MPLA já está a viver a pré-campanha, para que os angolanos possam acreditar que o governo vai empregar e está preocupado com a juventude”.
  • O Recrutamento está a ser feito pela filiação Partidária, a partir dos CAPs (Comitês de Acção do Partido MPLA), uma situação que entristece muito a camada juvenil daquele Município Ferro Portuário.

A fábrica de farinha de trigo do Lobito, reinaugurada nesta segunda-feira, “30 de Janeiro do ano em curso, após 12 anos de paralisação, é confrontada por uma moldura enorme de jovens que veem nela a oportunidade de se alcançar o primeiro emprego, a Rádio Angola fez-se presente na pessoa do Jornalista Comunitário Eduardo Ngumbe que procurou ouvir o clamor dos jovens que via
m nela uma oportunidade de trabalhar e cobrir as várias necessidades que os aflige.

Neste sentido, para os jovens o que ficou difícil de compreender é o modo de como está a ser efetuada a selecção dos trabalhadores, os entrevistados afirmaram categoricamente aos microfones da Rádio Angola de que “O Recrutamento está a ser feito pela filiação Partidária, a partir dos CAPs, (Comitês de Acção do Partido MPLA e mais uma vez tem a testa dos Sobas), uma situação que entristece muito a camada juvenil daquele Município Ferro Portuário.

Os Munícipes também lamentaram os maus tratos dos agentes da Polícia Nacional, de que em envés de manterem a ordem e a tranquilidade, estão mais virados em acções que justificam de que não temos Polícia de manutenção e ordem pública, mas sim militantes do MPLA, tudo aconteceu quando um dos Agentes mostrava-se ser solidário com os jovens, tendo recebido a lista nominal dos mesmos, por sua vez sentiram-se preocupados quando o mesmo agente da Polícia rasgou a mesma lista e como se não bastasse disse aos presentes que “Vocês já são sofredores… Não têm postura de poder conseguir um emprego aqui”.

De tantas atrocidades e por não haver clareza em esclarecer aos presentes o modo de recrutamento de funcionários, os jovens concluíram da seguinte forma; “Isso é mais uma propaganda, uma vez que o MPLA já está a viver a pré-campanha, para que os angolanos possam acreditar que o governo vai empregar e está preocupado com a juventude”.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply