Lunda-Sul: Jovens satisfeitos com formação ministrada pela Friends of Angola sobre liderança

Compartilhe

Ouvir:

Os jovens da província da Lunda-Sul, que participaram na cidade de Saurimo na formação sobre “Aptidões de Liderança e Valores Democráticos”, nos dias 22 e 23 de Agosto, manifestaram a sua satisfação pela iniciativa da organização Friends of Angola (FoA), em parceria com a organização local, “Filhos do Sol”.

A formação decorreu no Centro de Formação Profissional de Saurimo (INEFOP) e reuniu 37 formandos. A jovem Inês Victorino começou por felicitar a FoA pela “feliz iniciativa”, pois para ela os jovens de ambos os sexos precisam de mais formação nesta área, de projectos de inclusão tanto para mulheres quanto para homens.

Himpriana Cajama, outra participante atribui nota positiva à Friends of Angola porquanto foi uma formação muito proveitosa, uma vez que, segundo disse, “aprendemos muito sobre assuntos diversos”. “Falou-se num tema muito expressivo sobre a liderança”, afirmou.

O jovem Osvaldo Quitute fez saber que um dos aspectos marcantes foi o posicionamento do formador que manifestou competência e conhecedor da matéria ministrada, pois facilitou no incremento dos conhecimentos que já tinha sobre liderança.

Moisés Romeu entende que a formação surgiu num momento oportuna “por ter catapultado as nossas organizações a nível da província da Lunda-Sul”.

O coordenador-geral da associação cívica “Filhos do Sol”, um colectivo artístico e cultural, Osvaldo de Sá Ngalula, disse no fim do workshop que o principal objetivo da formação foi fomentar o espírito de liderança e valores democráticos para que os jovens se capacitem a enfrentar desafios futuros.

Segundo Osvaldo de Sá, a formação contou, no primeiro dia, com 34 formandos, 18 homens e 16 mulheres. E no segundo dia a formação contou com 38 pessoas, 20 homens e 18 mulheres.

“A maioria destes está na faixa dos 20 a 30 anos. Usou-se o workshop, debates, dinâmicas de grupos, trabalhos em equipa e recursos visuais e materiais que ajudaram os participantes a se inteirar e intervir na matéria de liderança”, salientou.

No encontro de dois dias, temas como: avaliação à liderança, como fomentar a liderança, principais tipos de liderança, fortalecimento de carácter, qualidades de liderança e fortalecimento de autoconfiança, preencheram os debates.

Os participantes discutiram igualmente outros temas tais como: fomentando alianças, a juventude e o desenvolvimento de lideranças, a juventude liderando a formação, quem é um líder comunitário, como te pode tornar num líder comunitário, como podes fazer a diferença, a importância de começares na tua comunidade, e outros assuntos.

Avaliação e conclusão

Na avaliação feita pela organização, concluiu-se que, as actividades realizadas durante a formação, estabeleceram maior vínculo entre os participantes.

Osvaldo de Sá acredita que os formando “não saíram do jeito que entraram”, e de acordo com os testemunhos dos próprios formandos, segundo ainda o facilitador, “anseiam por mais e que nas vezes posteriores se estenda o maior tempo possível de formação”.

“É elogiável a coragem e sacrifícios de Pedro Gonga e Stiven, que deixaram afazeres pessoais e familiares em prol da formação, como parte da sua contribuição cívica para Angola”, frisou.

Para Osvaldo de Sá, a Friends of Angola (FoA) tem realizado um grande trabalho que promove a consciência cívica de jovens angolanos, pelo que “recomendamos que estas formações passem a ser realizadas em módulos I, II e III”.

“A mim, pessoalmente, sinto-me privilegiado por trabalhar e colaborar com uma organização da vossa dimensão. Para qualquer eventual formação ou outras atividades, me disponho a colaborar”, reforçou em relatório da actividade.

A formação foi facilitada por Osvaldo de Sá, escritor, historiador, palestrante e formador de oratória nas Lundas, que é autor de duas obras literárias, “Pérolas do Leste” e “Pecado Nosso De Cada Dia”. Osvaldo de Sá é também parceiro local da FoA na Lunda-Sul, pela organização “Filhos do Sol”.

Organizado pela Friends of Angola, o projecto de formação sobre Aptidões de Liderança e Valores Democráticos aos Jovens, tem o financiamento da National Endowment for Democracy (NED).

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply