Lunda-Norte e Bié acolheram formação sobre “Liderança e Valores Democráticos” à juventude

Compartilhe

Oiça aqui:

Mais de sessenta jovens de ambos os sexos, beneficiaram, recentemente de acções formativas, nas províncias da Lunda-Norte e Bié, sobre “Liderança e Valores Democráticos”, promovido pela organização não-governamental “Friends of Angola”.

Rádio Angola

Para à província da Lunda-Norte, a acção formativa, que decorreu na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, contou com a participação de perto de 40 formandos, na sua maioria jovens, que manifestaram interesse em contribuir na cidadania dos angolanos.

O activista David Sambongo, porta-voz do “Projecto Agir”, facilitador do workshop que decorreu na Lunda-Norte, disse em entrevista à Rádio Angola que, o evento teve entre outros objectivos, potenciar a juventude de ambos os sexos com ferramentas sobre liderança e valores democráticos, para que tenham “vontade de participar na vida pública, tal estatui determina o 52º da Constituição da República e 21º da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

David Sambongo manifestou a sua satisfação pelo nível de participação dos jovens, tendo destacado que o nível de adesão foi positivo. “A formação teve muita participação e cada um empenhou-se com entusiasmo”.

Disse que foram abordados temas como: “liderança e chefia, características de um líder, Estado democrático e de direito”, bem como instrumentos formais para a participação de jovens na vida pública.

O mesmo cenário foi constatado no passado mês de Agosto, na cidade do Kuito, província do Bié, durante o workshop, também realizado pela organização Friends of Angola (FoA), no quadro da sua responsabilidade, que tem sido a promoção da democracia, transparência e boa governação em Angola.

Entretanto, a assistente de projectos e coordenadora de média da Friends of Angola (FoA), Marinela Pascoal, afirmou à Rádio Angola que, para as duas formações (Bié e Lunda-Norte), os objectivos da sua organização foram alcançados.

Para a Friends of Angola (FoA), os conteúdos apresentados nos workshops foram ao encontros dos interesses dos formandos, que prometeram levar avante os conhecimentos ora adquiridos para uma sociedade, cada vez mais democrática e comprometida com o bem-estar.

“O nosso obejectivo é introduzir conceitos e métodos práticos, lições para envolvimento democrático de cidadãos e governos, sensibilizar a juventude angolana sobre a democracia e participação dos cidadãos”, disse Marinela Pascoal.

Oiça aqui as declarações de Marinela Pascola:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply