Lunda-Norte: Chuvas torrenciais matam quatro pessoas na vila de Cafunfo

Compartilhe

Pelo menos quatro pessoas morreram na última semana, na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte, em consequência de chuva torrencial que caiu naquela região do país.

*Jordan Muacabinza| Cafunfo

Segundo dados avançados à Rádio Angola, entre as vítimas mortais causadas pelas chuvas torrenciais, duas crianças são mesma mãe, provocando igualmente inundações, queda de árvores nas lavras e de casas, congestionamentos e deixaram ruas intransitáveis em Cafunfo.

Outras duas mortes são camponesas da mesma família (sogra e nora) quando praticavam agricultura nas suas lavraras, em consequência de uma descarga eléctrica.

De acordo os dados provisórios avançados pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), revelam igualmente o registo de morte uma criança e o ferimento grave de outra, quando as duas se encontravam enquanto chovia e que teriam caído numa das valas de drenagem junto à Polícia Fiscal.

Vários munícipes partilharam essas informações  e fotografaram nas redes sociais,  de estradas inundadas algumas  casas alagadas e o alargamento de ravinas ao nível da vila de Cafunfo.

A Rádio Angola apurou que foram os Bombeiros que socorreram as duas crianças, sendo uma delas perdeu a vida na hora e outra que se encontrava em tratamento médico no Hospital Regional de Cafunfo faleceu horas depois.

Os pais de Abraão Manuel, Muapessa Manuel, dizem estarem completamente chocados pelo passamento físico de dois filhos, apenas dores, magoas e sentimentos pela perda de dois irmãos e membros da mesma família.

Para membros da sociedade civil, “a vala de drenagem que tinha sido feita, foi mal posta, e está sem cobertura, afirmando que houve falhas no acto da construção, pelo que sugeriram que a referida vala devia ter um furacão para que impedisse as águas residuais não arrastar crianças ate na vala de escoamento”.

Exortam à Administração Municipal do Cuango, no sentido de cobrir aquela zona de modo a impedir futuros desastres, e não só, a mesma zona carece da intervenção da administração para que se ponha um canal que possa impedir que as águas destruam aquela zona.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply