Luanda: MEA prepara protestos de rua para exigir melhorias no sector de ensino
O Secretariado do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), em Luanda, prevê a realização de uma série de manifestações de rua, para exigir melhores condições nas escolas públicas da capital.
O facto foi avançado ao Club-K pelo secretário do MEA em Luanda, Jones Sebastião, que numa nota informativa sublinhou que os protestos terão como motivações a falta de condições nas escolas públicas, que na visão da sua organização “estão voltadas ao abandono a nível da província de Luanda”.
Segundo Jones Sebastião, o não cumprimento do 11.º artigo da Lei de Base do Sistema de Ensino em Angola, que entre outras prioridades estabelece que “é da responsabilidade do Estado a distribuição do material escolar, merenda escolar, do transporte de ir e vir, e outros benefícios”, constitui outro motivo das reivindicações.
“Face a esta realidade concreta, o MEA tem em vista a realização de vários protestos de rua para reivindicar e exigir do estado (Governo) o cumprimento escrúpulos das responsabilidades que lhe são incumbidas”, referiu.
Antes da realização de tais protestos, de acordo com o secretariado, o Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), “está ainda a esgotar todos os mecanismos de diálogo com as instituições do Estado”.
“É neste âmbito que nesta terça-feira, 15 de Outubro, o Secretariado Provincial de Luanda do MEA, sentará à volta da mesma mesa com a direcção do Gabinete Provincial da Educação de Luanda, para entender as medidas que o Governo está a tomar para se mitigar a disposição catastrófica em que se encontra a educação em Luanda”, sustentou para quem “desta reunião, dependerá a nossa saída ou não às ruas para os protestos”.
Para o efeito, servimo-nos desta para apelar à opinião pública nacional, Internacional e os órgãos de comunicação social para acompanhar o desenrolar deste encontro as suas conclusões e recomendações.
CK