LAULENU DEBATE AUTARQUIAS NO MOXICO
A associação cívica Laulenu realiza amanhã, sábado, 29 de Junho, uma sessão de debate sobre a implementação das autarquias previstas para 2020. O evento decorre no Luena, cidade do município do Moxico, na província mais ao leste do país, no anfiteatro do instituto superior privado Walinga.
Texto de Rádio Angola | Luena
O debate contará com as presenças de Mihaela Webba, deputada à Assembleia da República pela UNITA, e dos politólogos Pedro Caiombo e Nelson Pestana Bonavena, investigador e membro do Bloco Democrático. Leonora Mbimbi de Morais, ex-deputada pelo MPLA e membro do seu comité central, negou o convite feito pela associação.
A juventude da província demonstra interesse em participar após a primeira actividade que decorreu em Maio. Com o apoio da Omunga, organização cívica sediada em Benguela, a Laulenu, expressão que significa “acorda” ou “despertar”, pretende “despertar as consciências da população do Moxico e envolver a mesma no debate nacional em torno das autarquias”, segundo o seu coordenador, o activista Dito Dali.
Denominada “1.ª conferência provincial sobre as autarquias em Angola”, a primeira actividade contou com a participação do professor universitário Nelson Domingos, do arcebispo Dom Tirso Blanco, do deputado pela UNITA João Muzaza Cawina, do activista e rappers Luaty Beirão e MCK. A realização contou com o apoio financeiro da organização Friends of Angola.
Localmente a população contesta a intenção do governo angolano implementar a autarquia em apenas um município da província, exigindo que seja em todo o território em respeito ao princípio constitucional de igualdade.