Jovem esfaqueado até à morte em Cacuaco

Compartilhe

Albino Tiago, jovem de 18 anos de idade, que em vida residia no bairro Vidrul-Mutobe, município de Cacuaco, em Luanda, foi a enterrar nesta terça-feira.

Texto de António Sapalo

Albino Tiago

Também conhecido por «Pausado 3P», foi morto no dia 29 de Outubro por supostos amigos que o esfaquearam por três vezes no coração. Segundo testemunhas, o assassinato ocorreu quando Tiago exigiu que seus alegados amigos devolvessem a garrafa de gás que os mesmos roubaram na residência onde vivia com a avó. A reacção dos supostos amigos foi instantânea, que começaram por proferir ofensas e desferir golpes, actos que, disseram as testemunhas, parecia ser mais uma brincadeira habitual do grupo. O ambiente em que estavam também contribuía para essa percepção, pois era momento de confraternização.

“De princípio ele pensava que fosse uma brincadeira”, contaram, “porque era entre os companheiros, e só muito tarde se apercebeu-se da seriedade daquilo”.

Isabel Adão Sebastião da Gama, uma das testemunhas no Local, diz que tudo fizeram para socorrer o jovem levando-lhe ao centro médico próximo. Como é comum nos hospitais, os funcionários nada fizeram alegando falta de condições para os primeiros socorros e devido gravidade dos ferimentos.

Albino Tiago morreu quando os familiares e vizinhos se dirigiam numa correria para outro hospital.

A família foi informada pela polícia que um dos três indivíduos envolvidos no assassinato já está detido. Desesperados, os familiares exigem justiça e policiamento do bairro para contrariar o elevado nível de criminalidade.

Albino Tiago frequentava a oitava classe na escola Missionária Adventista do 7.º Dia da Mutobe. Para além dos familiares, vizinhos, amigos e colegas manifestaram consternação pelo assassinato.