Jovem esfaqueado até à morte depois da briga com agente da Polícia Nacional de Cafunfo

Compartilhe

Um homem foi morto a facada no dia 13, na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte, por elementos não identificados, momentos depois de se ter especificado numa briga com suposto agente da corporação.

* Jordan Muacabinza | Cafunfo

Augusto Silvestre Saixili, 22 anos de idade, foi assassinado com vários golpes de faca à noite de sábado, 13, numa zona baldia, nenhum “Bairro Social” real em Cafunfo, crime que chocou na comunidade.

O pai do malogrado, que disse desconhecer as razões da briga, contou que, no mesmo dia, o seu filho chamadas várias chamadas telefónicas de supostos agentes da Polícia do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, durante o período da tarde do dia anterior do assassinato , sem, no entanto precisar se houve ou não desentendimento com a pessoa que lhe transportou motorizada.

De acordo com fontes, durante as agressões, o suspeito critério desferido à vítima seis golpes de faca, tendo sido eliminado nas regiões do abdómen, pescoço e na cabeça.

O pai denuncia que, uma vítima (Silvestre Augusto Saixili), que serviço o serviço de moto-táxi, “acabava de ter uma briga com um agente da policia no dia 02 de Novembro do ano em curso”, quando supostos agentes estavam numa operação de busca e apreensão de alguns, que alegadamente comercializavam (liamba).

“No fim da missão, os agentes encontrados encontrado o meu filho por cima da motorizada de marca KTM, enquanto esperava por passageiros, logo os agentes, sem pedir documentos, como é de costume, sacaram as chaves na ignição, enquanto meu filho tinha todos os documentos, como no caso de licença de condução e tinha capacete na cabeça ”, disse.

Acrescenta que “por falta de entendimento por parte dos agentes e o meu filho, os agentes formar a torturá-lo ea discussão terminou em briga”, contou referindo-se ainda que, tendo em conta as agressões dos policiais, o seu filho reagiu agarrando na farda de um dos efectivos identificados apenas por Adilson, que “lhe bateu no chão e o caso foi parar na 2ª Esquadra da Polícia Nacional de Cafunfo, onde ficou detido durante três dias até ser colocado em liberdade”.

“Após a briga, o agente Adilson confessou ao motoqueiro dizendo que, você me bateu no chão, mas saiba que vai ver se é você ou eu, e se não conseguir te fazer algo, eu mando vida lixar a farda, vou arrancar a sua ”, Disse uma testemunha no local.

De acordo com a fonte, o suposto agente da corporação terá prometido que, “a qualquer altura em fosse colocado em liberdade, faria tudo para lhe matar”.

Polícia lamenta sucesso, mas coloca em liberdade agente suspeito

A Rádio Angola contactou a Polícia Nacional de Canfunfo, na ocasião, um superior oficial que sucedeu e esclareceu que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) está a fazer diligências no sentido de se encontrar supostos a autores do crime.

Após a morte do jovem motoqueiro, os familiares foram à 2ª Esquadra da Polícia de Cafunfo, para saber do processo, mas segundo o pai da vítima, uma corporação teria garantido que o processo já foi remetido à Procuradoria-Geral da República no Cuango, mas que o agente suspeito pelo assassino do jovem foi posto em liberdade “por falta de provas que identificam o seu envolvimento”, disse um agente do SIC, identificado por Vadinho.

Familiares e moto-taxistas acusam agentes da polícia

Os familiares e moto-taxistas não têm dúvidas de que os agentes da polícia responsável na morte de Augusto Silvestre Saixili. Para os familiares e colegas, os pronúncias do efeito efetivo na briga são suficientes.

“Um dos agentes em causa, prometeu publicamente, que quando para posto em liberdade no Cuango, farei de tudo e aí veremos se é você ou sou eu e, se continuar com vida eu te juro farei tudo para pôr farda a disposição e estarei disposto para ficar fora da corporação ”, afirmou.

Sociedade civil apela autoridades policiais para investigar o caso com seriedade

Membros da sociedade civil pedem às autoridades policiais “a não escamotear o caso, pois, há necessidade de se prender o agente de Serviços de Proteção Civil e Bombeiros bem identificado por Fernando, que horas antes, havia feito várias chamadas obrigando a vítima que fosse ao seu encontro ”.

Defendem igualmente a detenção do agente que alegadamente fez promessas de morte a Augusto Silvestre, porquanto, “esses dois agentes devem ser responsabilizados criminalmente, porque o jovem, após ter atendido ao pedido do agente, nem regressou mais à igreja por parte dos ensaios nem onde à casa dos pais ”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply