JMPLA: Milhares de jovens testemunharam encerramento da campanha de Capapinha em Luanda

Compartilhe

Milhares de jovens militantes, amigos, simpatizantes e figuras “proeminentes” do MPLA, testemunharam, nesta quarta-feira, 19, o encerramento da campanha eleitoral do candidato Justino Capapinha, que concorre ao cargo de 1º Secretário Nacional da JMPLA, cujo o conclave arranca nesta quinta-feira, 21, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda.

Na ocasião, o candidato prometeu ser líder de toda a juventude angolana, de Cabinda ao Cunene, independentemente da sua filiação política. “Se formos eleitos para dirigir a organização, os militantes podem esperar uma JMPLA mais dinâmica, mais inclusiva e alinhada aos novos desafios”, garantindo igualmente o seu compromisso de revitalizar a estrutura interna do braço juvenil do MPLA.

Depois de 20 dias intensos de campanha, Justino Capapinha encerrou o seu ciclo de caça ao voto na província de Cabinda, onde manteve um encontro com os militantes e delegados da JMPLA naquela circunscrição do país.

À massa militante da JMPLA, com a presença de delegados ao IX Congresso Ordinário, figuras jovens de “destaque2 no seio do MPLA, nomeadamente, Gildo Matias e Tomás Bicas, Justino Capapinha foi recebido no Cine Atlântico “em ambiente de festa”, com Jéssica Romero.

No acto, Capapinha reiterou que sua candidatura tem como lema “Novos Tempos, Novas Atitudes”, e assenta-se em três pilares fundamentais, nomeadamente: “vida interna”, “inserção na sociedade”, “empreendedorismo juvenil”, e “cooperação com organizações juvenis congéneres”.

Durante o acto de encerramento da campanha eleitoral, dominado por momentos culturais, Justino Capapinha garantiu que, caso seja eleito ao cargo de 1º Secretário Nacional da JMPLA, pretende prestar uma atenção particular aos militantes, quadros e dirigentes da organização, estabelecendo canais céleres de comunicação e reconhecer os militantes que para si se destaquem no trabalho da maior organização partidária do país.

Segundo o jovem político, pretende nos próximos cinco anos, assegurar o crescimento quantitativo e qualitativo da JMPLA, bem como garantir o apoio organizacional e material para as estruturas da organização, assim como assegurar a produção e distribuição do material de propaganda, cartão de militante e documentos reitores da JMPLA.

Em caso de vitória neste sábado, 23 de Novembro, Justino Capapinha sustenta que poderá estimular o espírito de crítica e autocrítica no seio da JMPLA, que promova novas ideias, iniciativas e atitudes para o reforço do trabalho para os jovens.

No seu discurso de encerramento, Justino Capapinha disse o seu manifesto eleitoral defende a promoção e participação com qualidade nos espaços de diálogo e de debate entre jovens promovidos pela mídia, sociedade civil e instituições do Estado, criar um sistema de ajuda, monitoria e controlo das preocupações dos jovens denominado “SOS JOVEM”, onde a juventude poderá denunciar qualquer acto prejudicial e que mereça o apoio da JMPLA.

Justino Fernando de Castro Capapinha, 29 anos, natural de Luanda, nascido a 13 de Maio de 1995, é membro do Comité Central desde 2021, eleito no VIII Congresso Ordinário do MPLA.

O IX Congresso Ordinário da JMPLA, organização juvenil do MPLA, partido no poder há 49 anos, arranca nesta quinta-feira, 21, e vai até sábado, 23, dia em que será conhecido o novo 1º Secretário Nacional. O discurso de abertura vai ser proferido pelo presidente do MPLA, João Lourenço.

Além de Justino Capainha, o IX Congresso Ordinário conta com a candidatura do jovem Adilson Hach.

CK

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply