Instituto Angolano da Juventude constata projecto “hortas com todos” e reforça compromisso com segurança alimentar para inclusão de jovens
O Instituto Angolano da Juventude (IAJ), acompanhado por diversas associações e organizações juvenis convidadas, constatou na semana passada o projecto denominado “hortas com todos”, iniciativa da “NST Agroindústria”, para acompanhar de perto o impacto do projecto na promoção da inclusão social e da segurança alimentar.
Durante a visita, o director-geral do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Joaquim Caiombo, sublinhou a importância de os jovens angolanos se envolverem em projectos inovadores, que promovem não só a geração de emprego, mas também a sustentabilidade e a independência alimentar.
“Como jovens, precisamos sair fora da caixa e buscar soluções criativas e sustentáveis para os desafios que enfrentamos”, referiu Caiombo.
Em nota de imprensa, a organização entende que o projecto “hortas com todos” transforma terrenos urbanos e periurbanos em hortas sustentáveis, utilizando a economia circular e materiais reciclados, como pneus e garrafas PET, sendo que, atualmente, emprega 26 jovens angolanos e tem como meta criar 600 hortas até 2028, abrangendo 300.000 m² de cultivo.
De acordo com os promotores, a produção inclui hortaliças, batata-doce, berinjela, alface e outras culturas, com o objectivo de gerar mais de 40.000 toneladas de alimentos.
Alinhado com as políticas públicas de desenvolvimento sustentável e de empoderamento da juventude, o projecto “hortas com todos” contribui para um futuro mais verde e autossuficiente.
A visita reforçou a visão de que a inovação e o compromisso com o meio ambiente são essenciais para o progresso e para a criação de novas oportunidades para os jovens, tanto no campo como nas cidades.

