INEA: Funcionários insatisfeitos com nomeações e exonerações do ministro Carlos Alberto sem consultar director-geral
Os funcionários do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) manifestam-se descontentes com o actual ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (OPUH), Carlos Alberto dos Santos, que segundo eles, desde que foi nomeado em Setembro de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, adoptou uma postura “arrogante” e de “humilhação” aos funcionários do INEA, com destaque para o director, Henriques Victorino.
Carlos Alberto dos Santos está a ser visto por funcionários como o “carrasco” do director do Instituto Nacional de Estradas de Angola, tendo supostamente transformado o INEA como seu gabinete de trabalho, com o “intuito de abafar” o actual director-geral, Henriques Victorino, que nos últimos tempos se limita apenas em assinar papéis.
Segundo os funcionários, que em contacto com o Club-K.net solicitaram o anonimato temendo represálias, o responsável máximo do INEA, Henriques Victorino, “tem sido humilhado sem que se desconheçam as razões que o levam a suportar tal fardo”.
Conforme avançaram a este portal, as últimas exonerações e nomeações de quadros do INEA pelo ministro Carlos Alberto dos Santos terão sido feitas sem o alegado parecer ou consulta ao director-geral da instituição, Henriques Victorino.
De acordo com dados, devido ao clima laboral pouco favorável, vários quadros abandonaram o Instituto Nacional de Estradas para enfrentar outras realidades, pelo facto de exercerem as suas funções algum tempo sem qualquer nomeação, como o caso do engenheiro Igor, do Departamento de Conservação, onde terá substituído o engenheiro Filipe nas mesmas funções sem que fosse nomeado até a data presente.
Os funcionários presumem que o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto “esteja a preparar uma outra figura de sua confiança para dirigir o Departamento de Conservação do INEA”.
Entretanto, o Club-K contactou o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MOPUH), Paulo Teka, que prometeu pronunciar-se a qualquer momento, após o envio das questões por via WhatsApp.
Com/Club-K