Huambo: MEA condena detenção do secretário provincial da organização e de sindicalistas

Compartilhe

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) no Huambo, condena e repudia a postura da Polícia Nacional, que na manhã nesta quarta-feira, 20, deteve o secretário provincial do da organização que defende a classe estudantil, Pedro Chilembo, na sequência da greve geral da função pública, que na sexta-feira, 22, entra no terceiro e último dia, nesta primeira fase.

O jovem do MEA foi detido quando fazia uma transmissão em director na sua página do facebook à entrevista do secretário provincial do Sinprof no Huambo, a uma das emissoras de rádio, pelo facto de a polícia ter prendido a mando do comandante da 1ª Esquadra, os sindicalistas afectos à ENDE e ao SINPROF, nos piquetes da greve.

Em nota de repúdio enviada ao Club-K, o Movimento dos Estudantes Angolanos frisa que o seu membro ficou preso mais de 6h00, na primeira Esquadra policial do Huambo, supostamente por ordem do senhor comandante.

“Reprovamos estas práticas e prisões arbitrárias de activestes e sindicalistas, em pleno gozo de suas funções”.

O MEA exige igualmente a libertação imediata e incondicional de todos os sindicalistas que se encontram detidos pela força policial, pois entende que “estão no exercício de um direito pasmado por lei e pela Constituição que é a carta magna desta República”.

“O MEA Huambo, mais uma vez, reprova estas práticas que a Polícia tem vindo a levar de forma recorrente em prender manifestantes, sindicalistas, activistas e a população em geral”, e apela ao Presidente da República, João Lourenço, que oriente seus auxiliares a pautaram por uma postura mais digna e republicana possível, refere a nota, “pois somos todos filhos desta mesma pátria”.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply