Hotel Diamante volta a categoria de 4 estrelas cinco depois do impedimento pelo Ministério de Hotelaria e Turismo
Ouvir:
O Hotel Diamante foi reclassificado com a categoria de quatro estrelas, cinco anos depois de ter baixado para a categoria de três estrelas, devido ao não cumprimento às recomendações do Ministério de Hotelaria e Turismo, após a sua inauguração em 2015.
Localizado no centro da cidade de Luanda, a unidade hoteleira afecta à empresa pública ENDIAMA, tinha baixado de categoria, em 2019, em consequência de repetidas irregularidades verificadas na ocasião pelo Ministério de tutela.
Na altura, o Ministério de Hotelaria e Turismo, em comunicado de imprensa, ressaltava que as persistentes irregularidades constatadas no Hotel Diamante contrariavam o disposto no Decreto Presidencial 36/16 de 15 de Fevereiro, sobre o Regime Jurídico da Instalação, Exploração e Funcionamento dos Empreendimentos Turísticos, designadamente, a nível da segurança das instalações, equipamentos, funcionamento, qualidade e higiene.
Diante do cenário descrito naquele período, o Ministério encorajou o hotel em causa a tomar todas as medidas tendentes a corrigir, com maior urgência possível, as situações identificadas, tendo prometido reactivar a condição anterior do hotel quando a qualidade dos serviços prestados ao público atingissem os patamares exigidos por lei.
A cerimónia reclassificação foi orientada nesta quarta-feira, 25, pelo ministro de Hotelaria e Turismo, Márcio Daniel, um evento testemunhado pelo administrador executivo para Administração e Recursos Humanos da ENDIAMA, Domingos Margarida, em representação do presidente do conselho de administração da empresa, Ganga Júnior, e por altos funcionários do sector do turismo e do subsector diamantífero nacional.
Na sua intervenção, Márcio Daniel lembrou que após a sua inauguração em 2015, o Hotel Diamante “sofreu um conjunto de recomendações que até 2018 não foram levadas em consideração”, por isso, segundo o ministro “em obediência ao princípio da legalidade levou o ministério a reduzir o número de estrelas de quatro para três”, explicou.
O governante ressaltou que a direcção do ministério em articulação com a direcção do hotel levou a cabo um trabalho para o cumprimento das regras não observadas anteriormente de forma muito colaborativa e proactiva em determinadas fases do processo.
Processo de reclassificação de hotéis no país
Durante a sua comunicação, o ministro de Hotelaria e Turismo anunciou para o próximo ano, o inicio do processo de reclassificação das unidades hoteleiras em todo o território nacional, para atribuição de estrelas de acordo com a qualidade do serviço prestado.
Esta medida, segundo Ma´rcio Daniel poderá impulsionar o crescimento e desenvolvimento do turismo em Angola, tendo revelado que o trabalho a ser desenvolvido vai contar com a colaboração de órgãos associativos das unidades hoteleiras, resorts e afins do país, cuja missão é de sensibilização dos associados a conformar-se com o processo promovido pelo ministério.
“O mesmo plano vai passar igualmente pela revisão da legislação, aligeiramento de processos e de procedimentos que sejam considerados desnecessários, mas que hoje ainda acabam por tirar agilidade no sistema”, disse.
O ministro Márcio Daniel instou aos demais operadores turísticos, designadamente nos segmentos da hotelaria, à necessidade de cumprirem com as regras para licenciamento e operações das estruturas.
Entretanto, o administrador executivo da ENDIAMA, Domingos Margarida, garantiu que o Hotel Diamante vai continuar a trabalhar com vista a atingir, nos próximos tempos, a categoria de 5 estrelas.
Inaugurado a 4 de Fevereiro de 2015, o Hotel Diamante Luanda conta com 174 quartos, e faz parte das empresas pertencentes ao Grupo ENDIAMA.
Ouvir: