Centenas de pessoas renderam última homenagem ao Reverendo Lei Gomes – inventor faleceu em Luanda vítima de doença

Compartilhe

Ouvir:

Os restos mortais do inventor e inovador angolano, Bitombokele Lei Gomes, falecido na sexta-feira, 14, vítima de doença, em Luanda, aos 48 anos, foram enterrados na manhã desta quinta-feira, 27, no Cemitério de Camama, na capital do país.

Antes da urna o corpo de um dos fundadores da Associação Angolana dos Inventores e Inovadores partir para o campo santo, centenas de pessoas entre fiéis kimbanguistas e não só, renderam a última homenagem daquele que foi o autor do estudo “Mandombe”, a base do renascimento africano.

Entre as figuras presentes no velório que decorreu no pátio da Igreja Kimbanguista em Angola, esteve o escritor Artur Queiróz, antigo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Em declarações à imprensa, Artur Queiróz disse que o reverendo Lei Gomes foi um quadro de referência intelectual que o país perdeu. “Um homem de referência cultural africana, um quadro de grande dimensão”, ressaltou.

Natural da província do Uíge, Bitombokele Lei Gomes, as personalidades que acompanharam o malogrado até à última morada enalteceram os feitos do invento e inovador, sublinhando que os seus feitos devem ser preservados pelos jovens para que as novas gerações tenham o conhecimento.

Lei Gomes foi o autor do estudo “Mandombe, a base do renascimento africano”, tendo realizado mais de 800 conferências em vários países.

Detém duas medalhas de ouro conquistadas no Salão Internacional de Invenções de Genebra, em Abril de 2018, e na Competição Internacional de Invenções Canadá “CAN2022”.

Bitombokele Lei Gomes foi membro da Selecção Nacional de Inventores e Inovadores Angolanos, o malogrado foi igualmente reverendo da igreja kimbanguista.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply