Grupo Parlamentar da UNITA pede esclarecimentos sobre 17 milhões de kwanzas para renda da casa do líder da AN

Compartilhe

A UNITA diz que foi com bastante preocupação que tomou conhecimento do artigo publicado no semanário Expansão na sua edição de 10 de Abril de 2020, sobre uma presumível renda de casa do Presidente da Assembleia Nacional, avaliada em 17 milhões de kwanzas por mês.

Rádio Angola

Num comunicado de imprensa distribuído à imprensa, o Grupo Parlamentar do “Galo Negro” refere que, no quadro da transparência e boa gestão dos fundos públicos, os deputados do maior partido na oposição instam a Administração da Assembleia Nacional a fazer um esclarecimento desta situação que a ser verdade viola as resoluções sobre o orçamento da Assembleia Nacional aprovadas por todos o deputados, que cabimentam como subsídio de renda de casa para os deputados o equivalente a 50% do salário base mensal, longe do valor agora revelado pelo Semanário em questão.

Segundo a nota, pela relevância que o assunto encerra, num momento em que o país atravessa uma crise económica e financeira com impacto directo na vida dos cidadãos, o Grupo Parlamentar da UNITA considera urgente e necessário o pronunciamento do Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional.

O comunicado sublinha que o Grupo Parlamentar da UNITA reitera o seu compromisso com a boa gestão e transparência, considerando, por isso, haver necessidade de uma tomada de medidas do Tribunal de Contas para se apurar os factos sobre as contas da Assembleia Nacional e outros fundos ligados ao erário.

Para a UNITA, a luta contra a corrupção deve ser verdadeira e abrangente para que sejam reparados os danos causados à economia nacional e à vida dos angolanos em geral.

Leave a Reply