Grupo de activistas convoca manifestação na porta da Embaixada Portuguesa em Angola para exigir fim da guerra em Cabinda

Compartilhe

Oiça aqui:
Um grupo de activistas em Luanda agendou para o próximo dia 1 de Fevereiro, a realização de uma manifestação pacifica defronte à Embaixada de Portugal em Angola, com vista a exigir fim da guerra na província mais ao norte do país.

Fonte: Rádio Angola

A informação foi avançada à Rádio Angola pelo activista Makosso Sita, para quem o protesto vai acontecer na representação diplomática portuguesa por ter sido a colónia de Angola que a 1 de Fevereiro de 1885 assinou o tratado de Simulambuco, que selou Cabinda como um protectorado.

O activista Makosso Sita salienta que, qualquer cidadão pode participar na manifestação à favor da paz e contra a violação constante dos direitos humanos no enclave rico em petróleo.

Makosso faz saber ainda que, para além da exigência do fim da guerra, o grupo tenciona pedir a libertação de três activistas, a quem consideram de “presos políticos” detidos em Junho do ano passado quando estes tentavam colar panfletos que em que defendiam o fim do conflito armado em Cabinda.

Leave a Reply