Greve dos taxistas: ANATA demarca-se de actos de vandalismo e anuncia fim da paralisação em Luanda
A Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA) demarca-se de qualquer dos actos de “vandalismo”, “banditismo” supostamente praticados por “oportunistas” não associados a ANATA contra pessoas inocentes, bens públicos e privados, ao longo desta segunda-feira, 28 de Julho de 2025, primeiro dia da greve, pelo que anuncia a suspensão da paralisação, apelando deste modo o retorno ao trabalho de todos os taxistas associados à organização.
Num comunicado de imprensa tornado público na noite desta segunda-feira, a ANATA considera que a paralisação pacífica, ordeira, serena e silenciosa, com o lema “FICA EM CASA” foi, inicialmente, convocada, há mais de 20 dias, pela Plataforma das Associações e Cooperativas de Taxistas, que depois do diálogo mantido com o governador provincial de Luanda, ficou cancelada.
Para o espanto dos líderes das organizações, de acordo com a nota, “indivíduos de má fé reconvocaram utilizando vídeos e textos anteriores ao cancelamento nas redes sociais”, pelo que “ANATA nega qualquer envolvimento dos taxistas em actos de veementemente de arruaça ou vandalismo, comportamentos que não fazem parte da conduta do taxistas angolanos”.
Leia o comunicado completo da ANATA:
A Associação Nacional dos Taxistas de Angola-ANATA, vem, por este meio, informar a opinião pública nacional e internacional, que se demarca, de qualquer dos actos de vandalismo, banditismo praticados por oportunistas não associados a ANATA contra pessoas inocentes, bens públicos e privados, ao longo desta segunda-feira, 28 de Julho de 2025.
A paralisação pacífica, ordeira, serena e silenciosa, com o lema “FICA EM CASA” foi, inicialmente, convocada, há mais de 20 dias, pela Plataforma das Associações e Cooperativas de Taxistas, que depois do diálogo mantido com Sua Excelência, Governador provincial de Luanda, ficou cancelada.
Para o espanto dos líderes das organizações, indivíduos de má fé reconvocaram utilizando vídeos e textos anteriores ao cancelamento nas redes sociais.
Entretanto, a ANATA nega qualquer envolvimento dos Taxistas em actos de arruaça e vandalismo, comportamentos que não fazem parte da conduta dos Taxistas angolanos.
A ANATA e demais associações e cooperativas repudiam, publicamente, esses comportamentos e continuam comprometidas com a legalidade, a paz social, o respeito pelas instituições, bem como, a defesa dos interesses da classe taxista.
Para evitar que indivíduos estranhos à classe e aproveitadores, com fins inconfessos, continuem a perturbar a paz social a ANATA e demais Associações e Cooperativas, reiteram que a paralisação antes anunciada foi cancelada e apelam os associados (taxistas) a continuarem a exercer o seu trabalho na normalidade, sublinhando que, amanhã, terça-feira, 29 de Julho de 2025, será um dia normal de trabalho.
A ANATA espera que o trabalho seja feito com serenidade, urbanidade e disciplina, reforçando que a associação continua aberta ao diálogo com as autoridades, a fim de se alcançar os objectivos da classe que passam pela melhoria das condições da actividade de táxi.
Luanda, aos 28 de julho de 2025
O Departamento de Comunicação e Marketing
ANATA – Investir no presente para garantir o futuro dos taxistas de Angola.

