Friends of Angola pede anulação das acusações contra jornalistas

Compartilhe

Declaração
Anulação das acusações contra jornalistas

A Friends of Angola (FoA), na sequência das acusações formais procedidas pela Procuradoria-Geral da República de Angola contra os jornalistas Rafael Marques de Morais e Mariano Brás, vem, por meio desta declaração, exigir que seja anulado o processo criminal ora instaurado e que seja concedida aos jornalistas visados, e em geral, o direito de exercer livremente a liberdade de expressão e de imprensa, nos termos da Constituição da República de Angola, em seus artigos 40.º e 44.º, quer em respeitos aos tratados internacionais ractificados por Angola, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A FoA entende que as acusações contra os dois jornalistas é mais uma “táctica intimidatória”, como disse o senador norte-americano Ben Cardin, uma acção que visa silenciar o jornalismo de investigação e impedir as denúncias e queixas feitas por Rafael Marques de Morais sobre crimes de corrupção praticados por membros altíssimos do governo angolano e com o envolvimento directo do Presidente da República José Eduardo dos Santos.

Acusados de injúrias e ultraje a órgão de soberania, em causa está uma notícia de Novembro de 2016 publicada inicialmente no site Maka Angola com o título “Procurador-Geral da República envolvido em corrupção”, onde Rafael Marques de Morais denuncia o negócio ilícito realizado pelo Procurador-Geral da República João Maria de Sousa envolvendo um terreno de três hectares no Porto Amboim, província do Kwanza Sul, para construção de condomínio residencial.

Mariano Brás, jornalista e director do semanário O Crime, republicou a investigação no jornal que dirige e por este facto também foi constituído réu pelo Ministério Público.

A FoA exorta o Ministério Público a investigar e a responsabilizar as personalidades envolvidas em casos de corrupção e outros crimes, ao contrário da perseguição feroz que tem feito aos jornalistas que apenas cumprem com a sua obrigação profissional e cívica.

Washington, 03 de Julho de 2017.

O Director Executive

Florindo Chivucute
Friends of Angola

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply