Friends of Angola participa em Genebra na conferência sobre direitos humanos e democracia

Compartilhe

Oiça:

A organização não-governamental Friends of Angola (FoA), participou na sexta-feira, 30 de Junho, na conferência sobre os direitos humanos, em Genebra, na Suíça, num evento intitulado “habilitando o espaço cívico: diretrizes para promover o direito de acesso a financiamento”.

O evento, co-organizado pelo relator especial das Nações Unidas sobre os direitos à liberdade de reunião pacífica e de associação, e o Movimento Mundial pela Democracia (MMD), na Academia de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos de Genebra.

O director executivo da Friends of Angola (FoA), Florindo Chivucute, disse à Rádio Angola, a partir de Genebra, Suíça, que apresentou com preocupação a realidade de Angola, no quadro dos direitos humanos, que na visa da FoA, são violados sistematicamente.

Disse que, no encontro com centenas organizações internacionais, que velam pelos direitos humanos, democracia, transparência e boa governação, a Friends of Angola apresentou igualmente a sua preocupação em relação à nova proposta de Lei que regula as ONGs nacionais e internacionais, que de acordo com Florindo Chivucute, o Governo angolano pretende controlar as organizações que defendem os direitos dos angolanos.

Segundo Chivucute, a nova lei proposta à Assembleia Nacional, contraria princípios democráticos e limita a actividade das Organizações Não-Governamentais (ONG) em Angola, tendo apelado a comunidade internacional a não estar em silêncio diante da violação de direitos humanos no país.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply