FAMILIARES EXIGEM EXPLICAÇÕES DA UNITA SOBRE MORTE DE J. SANGUMBA

Compartilhe
Objectivo da família de Sangumba é tentar encontrar as razões que levaram à morte daquele que já foi considerado o segundo homem do «Galo Negro» na era de Jonas Savimbi.
Familiares do antigo responsável pela campanha de aceitação da UNITA na Organização da Unidade Africana (OUA), actualmente União Africa na (UA), Jorge Ornelas Isaac Sangumba, querem explicações sobre as causas da sua morte e por isso exigem da direcção do partido do «Galo Negro» esclarecimento detalhados à volta do caso.
Conforme apurou o Novo Jornal junto do irmão de Jorge Sangumba, os familiares dizem não pretender criar factos políticos, mas tão-somente um pedido de desculpas da actual direcção da UNITA “para serenar os ânimos e repor algumas verdades sobre as circunstâncias da morte, até hoje sem nenhuma explicação por parte do presidente Isaías Samakuva”.
Nesse sentido, segundo Adolfo Sangumba (irmão), a família quer saber se o antigo membro do partido foi morto por algum tipo de execução sumária durante a vigência do conflito armado, quem causou, quando e por que razão. O irmão de Jorge Sangumba referiu que, no ano passado, um representante da sua família reuniu com o actual líder da UNITA para com o qual abordar o assunto, e ficou estabelecido o compromisso do presidente do partido em dar seguimento à solução das preocupações que lhe foram apresentadas, mas, até à presente data, sem sucesso.
“A nossa reivindicação vem por causa do silêncio de Samakuva. Ele foi sempre contactado por nós e até hoje não diz
nada. Compete ao presidente desencadear procedimentos internos a fim de nos dar toda a informação possível”, disse em declarações ao NJ o irmão do antigo responsável da campanha diplomática da UNITA, alegando que o ideal seria ter já em posse as explicações do acontecimento antes de Isaías Samakuva deixar o poder, uma vez que foi ele quem sucedeu ao fundador do partido
Adolfo Sangumba não deixou de mencionar o papel importante que Jorge Sangumba representou ao lado do antigo líder do «Galo Negro», Jonas Savimbi. “É preciso aqui destacar o grande homem que o antigo responsável pela campanha de aceitação da UNITA na Organização da Unidade Africana (OUA) sempre demonstrou. Jorge Sangumba sempre esteve ao lado de Savimbi e algumas vezes exerceu o papel de presidente interino do partido do Galo Negro”, realçou.
Saliente-se que Jorge Sangumba teve, dentro da UNITA, um papel prestigiado que chegava mesmo a ser comparado a um presidente em pleno desempenho. O mesmo, contudo, não deixou de destacar o papel importante que Jorge Sangumba representou ao lado do antigo líder do «Galo Negro» Jonas Savimbi.
Recorde-se que, em Fevereiro do ano passado, o deputado à Assembleia Nacional da CASA-CE Makuta Nkondo, que também exerceu o cargo de deputado da II Legislatura pela Banca da Parlamentar da UNITA, já havia questionado em entrevista à Voz da América o paradeiro do corpo de Jorge Sangumba, afirmando mesmo que “todos os primeiros líderes dos três movimentos mataram”.
Fonte: Novo Jornal | António Gaspar

Leave a Reply