Ernesto Muangala: Um Governador intocável em Angola há 12 anos na Lunda-Norte

Compartilhe

Após a tomada de posse de João Lourenço ao cargo de Presidente da República, no fim de 2017, os angolanos de Cabinda ao Cunene e mar ao leste, viram-se surpreendidos com as exonerações na altura e as políticas implementadas pelo novo Titular do Poder Executivo. A população, acreditava que se tratava de uma lufada de ar fresco, que visava pôr fim às políticas ditatoriais de José Eduardo dos Santos, durante os seus 38 anos de governação ininterrupta.

Por: Jordan Muacabinza

As políticas que tinham sido levadas a cabo por JES, então Presidente da República, deixaram várias famílias desestruturadas, filhos órfãos, desabrigou milhares de famílias devido aos desalojamentos forçados, muitas lágrimas foram derramadas e muito sangue jorrou sob o olhar-cúmplice de muitos que achavam que Angola caminhava bem, quando na verdade corria como gotas de lágrimas que jorravam minutos a minuto.

O actual Presidente da República, João Lourenço surpreendeu ao país e ao mundo com discursos despóticos e ditatoriais, discursos esses de “trapalhices” para melhor conquistar o seu mercado eleitoral, enganando assim intelectuais e analfabetos que atravessaram o mar vermelho de José Eduardo dos Santos, com sono, com fome, com pobreza e miséria, conseguindo assim enganar a população que o votou.

Na sua tomada de posse, disse no discurso, no âmbito do lema do seu partido (MPLA): “Corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”, com toda a convicção sem fechar os olhos que, em Angola não há rico demais que poderá ser protegido por lei e  não há pobre demais que não poderá se defendido.

João Lourenço admite nos seus discursos que em Angola o tempo da impunidade acabou e que já não há intocáveis.

No quadro das exonerações, o Presidente da República foi muito infiel e infeliz com estas mexidas que ocorrem em todo o país. Muitos dos governadores exonerados, não estavam há dez anos no cargo, na sua maioria por não gozar de boa simpatia com o João Lourenço.

Entre os gestores protegidos pelo Presidente da República, consta Ernesto Muangala, Governador Provincial da Lunda-Norte, como que de gestor mais limpo que existe em Angola e não pode ser exonerado.

Ao encarar este processo todo, fomos vendo que a província da Lunda-Norte não se transformou em nada, continua a ser tal como Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos deixaram.

Ernesto Muangala continua as suas artimanhas a enganar o novo líder do país, por isso mesmo, a população desta parcela de Angola rica em diamantes entende Mangala  é o governador mais privilegiado pelo Presidente João Lourenço.

Os habitantes da Lunda-Norte não têm dúvidas de que o Chefe de Estado é o co-autor pela degradação da região, visto que em outras províncias há um passo significativo porque ganhou novos governadores e a Lunda-Norte continua a ser como na época de José Eduardo os Santos, pelo exigem a sua exoneração.

O Presidente tem essas competências de exonerar Ernesto Muangala, que o faça sem qualquer demora, porque se transformou em um regedor, esses 12 anos se fossem na Lunda-Sul, já devia ser exonerado.

Os 12 anos que Muangala dirige a Lunda Norte, foi tempo que apenas serviu o seu enriquecimento e da sua família, bem como amantes do seu circulo. Na Lunda-Norte não há água potável, luz da rede pública em várias comunidades.

Os hospitais nunca têm medicamentos, muitos professores trabalham a custo zero (sem salário), enfermeiros em regime de contrato sem salários a caminho de 35 meses, não há estradas em condições, sobretudo a estrada que liga a sede do município do Cuango ao sector de Cafunfo que nunca foi asfaltada desde que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Por sua vez, a estrada que liga a sede do município do Cuango passando para vila de Cafunfo até à comuna de Luremo e a Brigada 75 de Infantaria nunca foi asfaltada desde que faleceu o famoso “herói nacional”, continuou assim na era de José Eduardo dos Santos e nunca sofreu qualquer reparação.

Senhor Presidente da República, os populares e os militantes do MPLA na Lunda-Norte pedem a exoneração de Ernesto Muangala o mais rápido possível.

E se o Muangala não for exonerado, por favor, João Lourenço, deve reconduzir os demais governadores recentemente exonerados, por transformar o Ernesto Muangala é um “Governador intocável” pelo Presidente João Lourenço.

Leave a Reply