Empresário Francisco Viana “dissidente” do MPLA integra lista de candidatos a deputados pela UNITA

Compartilhe

Oiça aqui:

A UNITA formaliza esta terça-feira, 21, a sua candidatura no Tribunal Constitucional, visando a sua participação às Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022. O partido liderado por Adalberto Costa Júnior, que se propõe substituir o MPLA na governação, tem marcado para às 16 horas a apresentação oficial da sua candidatura no TC.

Rádio Angola

O secretário-geral da UNITA, Àlvaro Tchikuamanga Daniel, confirmou à Rádio Angola a entrega da candidatura e adiantou que a sua formação política recolheu cerca de 34 mil assinaturas a remeter ao Tribunal Constitucional.

A candidatura com a lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional, integra um acertado formato em que constam figuras de aliados do Projecto PRA-JA de Abel Chivukuvuku, Bloco Democrático de Filomeno Vieira Lopes, e membros da sociedade civil.

Álvaro Tchikuamanga Daniel disse que, por vontade própria, figuras como o ex-presidente da UNITA, Isaías Samakuva, dos generais Paulo Lukamba “Gato” e Abílio Kamalata Numa decidiram não concorrer dando lugares para novos concorrentes.

Filomeno Vieira Lopes, decidiu também não entrar nas listas, porém pelo Bloco Democrático estão figuras emblemáticas como Justino Pinto de Andrade (4), Olívio Kilumbo (35), Luís Fernando do Nascimento (46), Ernesto da Costa Kassongo (48), e outros.

Pela sociedade civil constam igualmente nomes como Irina Dinis (19), Hitler Samussuko (77), Pedro “Pedroski” Teca (78), Dito Dali (95) e o conceituado professor Universitário Conceição João Faria Paulo (31). Nuno Álvaro Dala (50), do processo “15 +2”, integra também as listas como ligado ao Projecto PRA-JÁ.

Francisco Viana, que recentemente renunciou a sua militância no MPLA, configura igualmente das listas, na posição numero 18.

A nível do Clã Savimbi, figuram igualmente das listas que o Club-K teve acesso, o actual deputado Rafael Massanga Sakaita Savimbi (24), Araujo Kacike Pena (75), Esteves Betela Pena (98), Ginga Sakaita Savimbi (100) e Chilombo Sakaita Savimbi (166).

Segundo o secretário-geral da UNITA, a lista de pré-candidatos a deputados pelo maior partido na oposição é composta por militantes do Partido, também do Bloco Democrático, da Comissão Instaladora do “PRA-JA Servir Angola” e membros da sociedade civil, num formato devidamente acertado para o “derrube” do MPLA do poder.

Oiça aqui:

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply