Em Luanda: Polícia Nacional detém suspeitos pelos actos de vandalismo durante greve de taxistas

Compartilhe

A Polícia Nacional assegurou que deteve esta segunda-feira, em Luanda, 17 pessoas alegadamente envolvidas em actos de vandalismo, no distrito urbano de Benfica, na sequência de uma greve de taxistas, informou o porta-voz das autoridades policiais da capital angolana.

Nestor Goubel disse, em declarações à imprensa, que a situação está controlada e a circulação rodoviária, que se encontrava impedida naquela zona, já foi retomada.

“O trânsito já se faz com toda a normalidade. Nesta altura estão 17 indivíduos detidos, inclusive o autor moral, que era o cabecilha que estava a instigar, a fomentar ali as pessoas para que impedissem a retoma dos táxis”, referiu.

De acordo com Nestor Goubel, como saldo negativo desta acção há a registar a queima de um autocarro e a vandalização do Comité do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder.

“Fizeram actos de arruaça, barricada, intimidaram os transeuntes, depois começaram a jogar combustível e a intimidar alguns jornalistas, e em função disso procedemos à detenção desses indivíduos, que vão ser presentes ao Ministério Público”, referiu.

O porta-voz da Polícia de Luanda frisou que a situação durou mais de duas horas e meia, salientando que foram registadas também algumas ocorrências “não muito consideráveis” em outras zonas de Luanda.

“Na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, ali junto ao quintalão do Petro, tivemos também em Viana, na zona da Robaldina, junto à ponte partida, mas sem grande realce”, indicou.

Estradas cortadas, enchentes nas paragens e actos de vandalismo e destruição marcaram esta manhã as primeiras horas da paralisação dos taxistas, convocada por três associações, na cidade de Luanda.

A greve foi convocada pela Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) Associação dos Taxistas de Angola e Associação dos Taxistas de Luanda e estende-se a nove províncias do país.

Os taxistas queixam-se do excesso de zelo dos agentes policiais de que são alvo e do mau estado das estradas e exigem profissionalização da actividade e formalização do anúncio do regresso à lotação a 100% dos transportes colectivos, feito na sexta-feira passada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply