Eleições Autárquicas em Angola: Jurista diz que JES não quer descentralizar o poder

Compartilhe

O jurista e investigador político, Smith Chikoty, disse que os angolanos só não vão as eleições autárquicas por falta de “vontade política” do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que alegadamente “teme a descentralização do poder”. 

Por Gonçalves Vieira

Num cruzamento de ideias no debate promovido pelo Centro de Integridade Pública (CIP) denominado “turbilhão da cidade”, o jurista Smith Chikoty pensa queeleicoes o chefe de estado angolano “não precisa temer” pelas eleições autárquicas, por no seu entendimento, a constituição angolana consagra o poder tutelar.

Já Domingos Betico, outro jurista presente no debate, asseverou que a implementação das autarquias locais vai garantir autonomia às comunidades, mas pensa que o país ainda não está preparado para que tal aconteça. Domingos Betico entende que existem municípios do país que não apresentam condições técnicas e humanas.

Este argumento é refutado pelo colega de painel Smith Chikoty que entende que “o grande calcanhar de aquiles para a não realização das autarquias em Angola é o Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, que alegadamente “teme repartir o poder pelos municípios”.

De recordar que, recentemente o vice-presidente da Republica Manuel Domingos Vicente, disse que o processo de preparação para concretização de autarquias locais em Angola está curso e poderá estar concluído até o ano de 2021.

Acompanhe aqui na página da Rádio Angola a reportagem

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply