Domingos Palanga anuncia que vai ser candidato no congresso da JURA
Oiça aqui:
Domingos Palanga, actual líder juvenil da JURA em Luanda, tenciona candidatar-se ao cargo de secretário-geral da organização, cujo congresso está marcado para os dias 15, 16 e 17 de Março de 2023, a decorrer no complexo Sovsmo, em Viana.
Eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Luanda, nas últimas eleições gerais de 2022, o jovem político disse que a manifesta intenção de concorrer ao cargo de secretário-geral da JURA, vem responde ao pedido de um conjunto de quadros, membros do Comité nacional da JURA e da sua Comissão Permanente em Angola e na diáspora, tendo como lema da sua candidatura: “Lema: “Reorganizar e empoderar para transformar”.
“Também há um conjunto de mais velhos com alguma autoridade política e moral dentro do nosso partido, que entende que dispomos de perfil político e poderá efectivamente nos habilitar a conduzirmos os destinos da JURA com alguma mestria no quadriênio 2023/2027”, disse.
Domingos Palanga assegura que “do ponto de vista estatutário e regulamentar” reúne os requisitos necessários, pelo que ao ser confirmada a sua candidatura assim que for entregue à comissão encarregue de 1 a 5 de Fevereiro próximo, conforme consta no calendário do 5º congresso, tem como linhas de força reorganizar a JURA, que na sua visão, passa pelo reforço da disciplina interna, unidade e coesão no seio dos quadros.
O pré-candidato disse ainda que, entre as prioridades no seu manifesto eleitoral, em caso de vitória, consta “a necessidade do aprofundamento da lealdade à direcção do partido, bem como a fidelidade ao presidente assim como à causa da UNITA”.
“No capítulo de empoderamento pretendemos construir através de um projecto de reaproveitamento de quadros uma escola voltada para o treinamento político ideológico e doutrinal, bem como o encaminhamento e monitorização dos quadros em formação técnica, académica e cientificamente”, avançou.
Com estes elementos basilares, disse Domingos Palanga, “poderemos operacionalizar a tão almejada transformação da JURA, num verdadeiro braço de apoio à direcção do partido neste contexto de luta política onde uma eventual fraude eleitoral não deve fazer parte nem nas contas, nem no dicionário do nosso partido”, sublinhou o pré-candidato, acrescentando que, pretende tornar “uma JURA capaz de defender as conquistas e interesses superiores da UNITA e do país”.
Dados do pré-candidato
O pré-candidato Domingos Palanga, nasceu no dia 20 de Novembro de 1987, no bairro Miramar, antigo município das Ingombotas, hoje distrito urbano, província de Luanda. É filho de Eduardo Palanga e Lucinda Manuel, ambos naturais da Quibala, província do Kuanza-Sul.
Palanga, é dentre outros, formado em Ciência Política, na especialidade de Políticas Públicas, pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Agostinho Neto (UAN). É ainda técnico de planificação e gestão de tráfego rodoviário urbano, pelo Ministério dos Transportes (TCUL-EP).
Terminou recentemente uma graduação em Estratégia de Segurança e Defesa Nacional, pelo Instituto Nacional de Defesa (IDN).
O jovem aspirante à liderança da JURA é membro da Comissão Política da UNITA, do Comité Nacional e da Comissão Permanente do braço juvenil do maior partido na oposição. É presidente do Comité Nacional da Juventude Sindicalizada de Angola, braço juvenil da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CG-SILA).
Formalizou a sua militância na UNITA aos 22 de Junho de 2009, no secretariado municipal do Kilamba-Kiaxi. Foi director nacional para os assuntos académicos e sociedade civil do partido, chefe do departamento de mobilização para as escolas e instituições médios.
Exerceu ainda as funções de secretário nacional para a comunicação e marketing da JURA, assessor político do antigo secretário-geral, Aly Mango, bem como foi o director provincial de campanha da UNITA/FPU para juventude em Luanda no pleito eleitoral.
Na sequência das Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022, Domingos Palanga foi eleito deputado à Assembleia Nacional, em Luanda – a maior praça eleitoral do país, onde a UNITA venceu o pleito eleitoral conquistando três parlamentares.
Salienta-se que, o 5º congresso ordinário da JURA, que vai ser realizado nos dias 15, 16 e 17 de Março de 2023, no complexo Sovsmo, no município de Viana, em Luanda, conta com dois pré-candidatos, que já se manifestaram publicamente a intenção de substituir Agostinho Kamuango.
Para além de Domingos Palanga, poderá também disputar o cargo de secretário-geral da mocidade da UNITA, António Marques, Roberto Gamba Figueira e Nelito Ekuikui, actual secretário provincial de Luanda.